• Registar-se

Photo Photo Photo Photo Photo Photo
Quem Somos

É constituída por um bloco central onde se localizam os Serviços de Administração Escolar e o ginásio; quatro blocos com salas de aula, cuja funcionalidade é satisfatória – no 2.º bloco funciona um laboratório de Matemática inserido no projecto “O combate ao insucesso à Matemática” e no 4.º existe um laboratório de Física e Química satisfatoriamente equipado; um bloco de salas de Educação Musical e um bloco pré-fabricado e exíguo, onde funcionou a biblioteca e actualmente adaptado para duas salas de aula. Para além destes blocos, existe um outro pré-fabricado, onde são leccionadas as aulas de um curso de Educação e Formação.

A EB 2,3 utiliza um Pavilhão Gimnodesportivo para a prática de modalidades desportivas de ambiente coberto cujas instalações lhe foram cedidas pelo Instituto Nacional do Desporto com o acordo do Ministério da Educação. A área circundante é vasta e inclui zonas arborizadas, um campo de jogos, espaços de recreio e trajectos de circulação cobertos.

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão é constituído por um total de 49 edifícios escolares e acolhe 2779 alunos.

Entre os estabelecimentos do 1º Ciclo contam-se oito de lugar único, localizando-se estes nas franjas do concelho em freguesias marcadamente rurais.

Acresce que estas áreas se caracterizam por um forte envelhecimento da população, onde a população escolar tem vindo a diminuir consideravelmente.

Tal traduziu-se numa reestruturação da rede escolar que levou ao encerramento de escolas e à consequente necessidade de transporte de crianças para aldeias vizinhas.

Esta reestruturação não foi possível na sua totalidade pelo que continuamos a ter grupos pequenos em que o isolamento é factor primordial de constrangimento de socialização e aprendizagens.

O Agrupamento é um grande território no que concerne ao número de alunos e exerce a sua intervenção numa vasta área geográfica, abrangendo a sua rede escolar as freguesias de: Torgueda, Adoufe, Borbela, Campeã, Lamas de Ôlo, Lordelo, Mondrões, Pena, Quintã, Parada de Cunhos, Vila Cova, Vila Marim, Vilarinho da Samardã e ainda as freguesias urbanas de Nª Sr.ª da Conceição, S. Dinis e S. Pedro.

Caracteriza-se por isso por uma grande dispersão numa área de fraca oferta de serviço de transportes públicos e onde a rede viária apresenta fragilidades estruturais (vias estreitas, mal conservadas e com traçado irregular).

Esta realidade é causadora de constrangimentos vários que se repercutem negativamente na organização do processo educativo, na medida em que dificultam a relação de proximidade necessária para se operacionalizar uma eficaz articulação pedagógica, funcional e organizativa entre o mesmo e os diferentes níveis de ensino.

Por outro lado, existem duas escolas, do 1º CEB, no AE Diogo Cão, que integram mais de 250 alunos cada, num total de 25 turmas (12+13), a funcionar em regime de desdobramento, verificando-se aí, dificuldades na implementação de serviços de apoio educativo e especializado, bem como no desenvolvimento consistente de projectos, nomeadamente a nível da melhoria de competências pedagógicas, pessoais e sociais.

Daqui decorre o primeiro vector do projecto – Minimizar os condicionalismos resultantes da dispersão dos estabelecimentos de ensino e isolamento das escolas de lugar único, e melhorar os serviços de apoio educativo e especializado.

Acresce que as infra-estruturas escolares se encontram, neste momento, desfasadas da realidade, com óbvias limitações do número de salas, e outros espaços nos quais possam funcionar clubes, projectos e gabinetes especializados.

Assim, a escola sede do agrupamento, tendo sido construída inicialmente para acolher 650 alunos do 2º ciclo, é frequentada actualmente por 713 alunos de 2º e 3º ciclo em regime diurno, dando também resposta a 219 formandos dos diferentes níveis dos cursos de educação e formação de adultos, em regime diurno e nocturno.

Em virtude do alargamento da área de influência do Agrupamento, registou-se um aumento muito significativo, do número de crianças da educação pré-escolar, e do número de alunos do 1º CEB, bem como dos docentes destes níveis de educação e ensino.

Desta forma, confrontamo-nos com a falta de espaços para a realização de reuniões, tendo em conta o elevado número de Docentes e Não Docente do Agrupamento. Esta falta de espaços, impede igualmente a planificação de actividades conjuntas e articuladas, a decorrer simultaneamente, para todos os discentes (Nº de alunos – 2750).

No âmbito da educação especial o Agrupamento Diogo Cão é uma Unidade de Referência no âmbito da Intervenção Precoce (IP) e da Baixa Visão, tendo sob a sua área de influência diversos Agrupamentos de Escolas.

De referir também a elevada percentagem de alunos com necessidades educativas especiais com limitações físicas que requerem um apoio constante ao longo de todo o dia, incluindo o período de almoço

Setembro 2017