Assumindo o papel da escola no desenvolvimento holístico das crianças e considerando o papel do psicólogo como um facilitador interagindo e acompanhando o desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social dos alunos, assim como o seu projeto de vida e aceitando que os alunos, nos diferentes níveis do seu processo de formação, necessitam de acompanhamento especializado para que a qualidade do ensino /aprendizagem, a promoção de igualdade de oportunidades e o sucesso escolar sejam de facto etapas a superar, os objetivos fixados pelo Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, face ao trabalho a desenvolver no âmbito Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) são:
- Executar eficazmente as tarefas definidas para o Serviço de Psicologia e Orientação, nomeadamente as definidas pelo Decreto-Lei nº 300/97;
- Cooperar ativamente com os diferentes agentes educativos na promoção do sucesso escolar e na redução das taxas de abandono escolar;
- Cooperar na realização das atividades constantes no Plano Anual de Atividades.
Desta forma, como objetivo transversal o SPO procura intervir de forma diferenciada na adequação das respostas educativas aos diferentes alunos do AE Diogo Cão, sendo que paralelamente, procura promover os seguintes objetivos:
- Atender/acompanhar e encaminhar alunos do JI, 1º, 2º e 3º CEB, ao nível do SPO;
- Avaliar as dificuldades que condicionam o percurso de ensino/aprendizagem;
- Analisar situações relacionadas com o desenvolvimento e dificuldades de apd;
- Identificar e analisar causas de insucesso escolar e propor medidas adequadas;
-Prestar apoio de índole psicopedagógica, tendo em vista o sucesso escolar;
-Propor o encaminhamento de alunos com necessidades educativas especiais para modalidades adequadas de resposta educativa;
- Prevenir o abandono e absentismo escolar, através da adequação/individualização de respostas educativas
- Colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o abandono sistemático;
- Articular a sua ação com outros serviços especializados;
- Planear atividades de orientação escolar e profissional;
- Realizar ações de informação escolar e profissional, destinadas a alunos e encarregados de educação;
- Planificar e acompanhar experiências de trabalho, estágios e outras formas de contacto dos alunos com o mundo do trabalho;
- Educação Formação tipo 2 – processo de recrutamento e seleção de alunos, formalização da candidatura e acompanhamento das turmas ao nível da orientação escolar e profissional, estágios e transição para a vida ativa;
- Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.
- Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.
- Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
- Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.