Logótipo GAA

 

O GAA agrega várias estruturas de apoio, recursos humanos e materiais orientados para a assistência a alunos e respetivos agregados familiares.

EQUIPA

- Professora Ana MadureiraCoordenadora GAA (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

- Drª Mónica VarejãoAssistente Social (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

- Drª Helena CostaPsicóloga (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

- Drª Heloísa HelenoPsicóloga (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

- Professor João MirandaAnimador Sociocultural (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

     O Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) tem como principal objetivo prestar apoio às crianças e jovens do nosso agrupamento. Também inserido no GAA, o GASF (Gabinete de Apoio Socio Familiar) e o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) tem como objetivo, através das suas Assistente Social e Psicólogas prestar apoio às famílias que necessitam de apoio e orientação nas mais diversas dimensões. Estando a escola dotada de técnicos que com as suas competências específicas conseguem apoiar ou orientar para outros serviços, com a finalidade de dar continuidade a um processo de resolução de multiproblemas que são apresentados quotidianamente, os quais, muitas vezes, condicionam o desenvolvimento psicossocial e o sucesso escolar.

   Nesse sentido, o GAA/GASF/SPO (estruturas criadas pelo AEDC para dar resposta a questões relacionadas com alunos/famílias/docentes/não docentes/comunidade educativa), desenvolve ações no âmbito da prevenção e resolução de conflitos/indisciplina, prevenção do absentismo e abandono escolares, bem como monitoriza um vasto leque de indicadores relacionados, de modo a contribuir para a tomada de decisões e delineamento de ações nesse âmbito, nomeadamente no que diz respeito aos compromissos assumidos com o Programa TEIP.
     Trata-se de uma equipa, cujo núcleo mais permanente é constituído por uma Coordenadora do Gabinete (docente), uma Assistente Social, duas psicólogas (ainda que uma esteja alocada ao AEDC com apenas 18 horas) e um animador sociocultural. A sua coordenadora tem assento no Conselho Pedagógico. Os restantes profissionais, a par com a coordenadora assumem funções ligadas à Coordenação do TEIP, Mediação de Conflitos, implementação de Ações, Clubes ou Projetos específicos desde a capacitação ao nível da promoção de competências socio emocionais, passando pelas candidaturas a diversos programas de responsabilidade social, angariação de bens alimentares (os quais são distribuídos às famílias carenciadas dos alunos do AEDC), orientação de estágios profissionais de nível superior (Serviço Social/Psicologia/Animação sociocultural), bem como presença na organização de outras ações do AEDC. Desenvolve articulação com os diversos parceiros do AEDC fazendo o devido o encaminhamento e articulação com parceiros externos à escola, presta apoio e acompanhamento aos alunos, formal e informalmente, bem como às suas famílias.
     Existe ainda um excelente trabalho de articulação com professores e educadores promovendo ações de sensibilização e capacitação para pessoal docente, não docente, discentes e pais/encarregados de educação. A Assistente Social e as Psicólogas marcam ainda presença nos Conselhos de Turma no sentido de esclarecer algumas situações sociais, psicológicas/emocionais e eventuais fragilidades a outros níveis que permitem uma melhor compreensão por parte dos docentes relativamente ao aluno e definição de melhores estratégias de intervenção e medidas de suporte.
       O GAA, enquanto estrutura, tem ainda como finalidade aproximar a Escola da Comunidade, através de iniciativas que apoiam a intervenção educativa, rentabilizam os recursos existentes, valorizam o papel da Escola e melhoram as expetativas das famílias face ao seu papel na vida dos seus educandos.
        Neste sentido o GAA tem desenhado um regulamento interno que prevê diversas situações que podem ocorrer na escola e que carecem da intervenção do GAA ou então da sua avaliação para posterior reencaminhamento das mesmas para os serviços/entidades/elementos da escola competentes.

BOT - Clubes