Da redação para as escolas - uma experiência muito enriquecedora

No âmbito do programa “Da redação para as escolas”, da responsabilidade da Associação Literacia para os Media e Jornalismo, realizaram-se nos dias 21 e 24 do corrente, na escola sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, três workshops subordinados a esta temática, dinamizados pela Dra. Patrícia Posse, jornalista convidada, formada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, encontrando-se, no momento, a trabalhar no Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD, na área da assessoria de imprensa.

Os alunos, de três turmas do 7º ano, tiveram a oportunidade de “entrar na pele de um jornalista” e assim perceberem toda a dinâmica da produção de notícias, numa redação de jornal. Assim, a par da aprendizagem de vários conceitos inerentes à área do jornalismo (tipos de media, partes da notícia, géneros jornalísticos, notícias falsas, critérios de seleção de notícias...), os alunos puderam refletir e trabalhar em grupo, nomeadamente criando conteúdos informativos para o hipotético jornal “O navegador”, fazendo-se aqui uma alusão/ homenagem ao grande navegador que dá nome a esta escola.

Esta iniciativa, cujo principal objetivo foi o de desenvolver a literacia mediática nos alunos do 7º ano, enquadrou-se na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, domínio dos Media, em articulação com a disciplina de Português, que também aborda estes conteúdos.

A resposta entusiástica dos alunos às atividades propostas foi a prova de que iniciativas desta natureza são do seu agrado, confirmando-se a sua importância na formação integral dos jovens, enquanto indivíduos e futuros adultos, pensadores e criadores críticos e ativos.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o 8.º A, no âmbito doDia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, que se assinala no dia 25 de novembro, explorou vídeos das campanhas nacionais da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), fez pesquisas e escreveu slogans / frases alusivas ao tema, explanados nos seguintes pósteres.

aqwedd

Muito obrigada!

Agrupamento de Escolas Diogo Cão

Agrupamento de Escolas Diogo Cão - 1º prémio da 5ª edição da Escola Amiga da Criança - Sala XXI - conhecimento e acessibilidade para todos!

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão foi contemplado com o 1º prémio da Escola Amiga da Criança na sua 5ª edição. O prémio intitulado “Sala XXI - conhecimento e acessibilidade para todos!” foi obtido na categoria Digital, uma das sete categorias.

Este prémio, de valor nacional, foi criado pela iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá e visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar, partilhando boas práticas.

O prémio foi obtido entre 4000 projetos concorrentes apresentados por diversas escolas do país. Foi atribuído o valor de 1000 euros em livros da Leya, além de mais dois outros prémios patrocinados pela Altice e pela Fábrica de Ciência Viva.

O projeto Sala XXI é constituído por um conjunto de equipamentos de última geração, que fazem parte de um projeto integrado de modernização tecnológica e digital do Agrupamento Diogo Cão. Parte destes equipamentos constituem um conjunto de Ambientes Educativos Inovadores, da qual a SALA XXI que existe na Escola sede é referência.

Neste projeto são desenvolvidas atividades educativas, implementadas através de metodologias ativas com o auxílio de equipamentos tecnológicos, que estão direcionadas para a aquisição das competências-chave para o século XXI, estabelecidas no Quadro de Referência da UE. A SALA XXI e os seus equipamentos estão disponíveis para TODOS os alunos do Agrupamento. A maioria dos equipamentos tecnológicos que formam a sala XXI podem também ser transportados para todas as outras salas das escolas do Agrupamento.

O Agrupamento também obteve mais nove selos de Escola amiga da criança com os projetos, “Faz-te Ouvir”, “Fico na Escola”, “Hora do Conto no CAA” e “Sala Snoezelen”, “Corgo em Movimento – Mexe-te”, “P`ra Cá do Marão. Vaca, sim ou não?”, “Vamos Fazer a Diferença!”, “Que Bem Cheira a Nossa Escola”, “Conhecer as Plantas da Nossa Escola” e “Conversas no lago”.

fot

Agrupamento de Escolas Diogo Cão

Comemoração do Dia da Cultura Científica pelo Clube Ciência Viva na Escola do AEDC- 22 de novembro

cienciaviva

Lenda do Verão de S. Martinho

Com o objetivo de preservar a tradição, cultura e valores relacionados com o S. Martinho, os alunos de EMRC de todas as escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento realizaram diversas atividades ligadas à data. Recordaram a Lenda do Verão de S. Martinho, viram vídeos e realizaram desenhos e atividades plásticas. Em algumas escolas, representaram a Lenda para os meninos do Jardim de Infância.
Prof. Lidia Branco

Lenda de São Martinho