Comemoração do dia Nacional da Cultura Científica – Clube Ciência Viva na Escola

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, o Clube Ciência Viva da Escola (CCVnE) do AE Diogo Cão, realizou no dia 21 de novembro, no polivalente, diversas atividades na área das STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com alunos dos três ciclos do Agrupamento, com o objetivo de enaltecer o papel das Ciências para o desenvolvimento humano e promover a literacia científica.
“CO2 na fotossíntese”, “Hidro Génios”, “Energia do Sol e do Vento”, “Robô SPIKE” e “STEAM SPIKE”, foram algumas das atividades observadas e realizadas pelos alunos das turmas do 3º e 4º ano da EB do Corgo, 5ºJ, 6º I, 6º E, 7ºB, 8ºA, 8ºB e 9ºB.
Os alunos realizaram diversas atividades experimentais na área das ciências, robótica, eletrónica e informática, utilizando equipamentos e tecnologia de última geração.
Na área das ciências, as energias renováveis foram o centro das atividades devido à sua importância atual em termos energéticos. Os alunos foram também incentivados a assumir atitudes e valores que defendam a implementação de tecnologias que visem promover a sustentabilidade do planeta.
Os alunos assimilaram conceitos diversos em áreas, como matemática, física, química, computação e programação. As experiências vivenciadas permitiram aos alunos aprender e evoluir pessoalmente.
As atividades foram dinamizadas por Filipa Lobo, Filipa Martins, Gina Nogueira, João Eduardo Ribeiro, José Luís Pinto, e também por alunos do clube de Robótica.
Em simultâneo houve uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano sobre Modelos Moleculares.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão