DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS | LÍNGUAS PELA PAZ

No dia 26 de setembro, a nossa escola comemorou o Dia Europeu das Línguas com um conjunto de atividades educativas e culturais, reforçando a importância da diversidade linguística e o valor de aprender novas línguas. A data, instituída pelo Conselho da Europa, é celebrada em todo o continente e pretende, entre outros objetivos, promover o plurilinguismo e o respeito pelas diferentes culturas e incentivar à aprendizagem de línguas ao longo da vida.

Durante a semana, os alunos participaram de atividades em sala de aula preparadas pelos professores de línguas, que incluíram dinâmicas interativas como jogos de tradução, quizes, exploração do site oficial do DEL, participação no concurso “Línguas pela Paz” (uma iniciativa do Centro de Europeu para as Línguas Vivas) e apresentações sobre a importância das línguas, entre outras atividades.

Além disso, foi organizada uma exposição no polivalente, onde se destacaram os trabalhos realizados pelos alunos sobre diferentes países e suas línguas. Painéis coloridos com trabalhos de pesquisa sobre nomes tradicionais portugueses, as línguas na nossa escola e palavras em diferentes idiomas chamaram a atenção de toda a comunidade escolar, criando um ambiente de aprendizagem fora da sala de aula.

No intervalo da manhã, um aluno do 7.º A, Joaquim Coimbra, leu um texto, na rádio da escola, sobre a importância desta data, onde se acentua o valor da diversidade cultural e linguística que caracteriza a Europa.

#DiaEuropeuDasLínguas #DiversidadeCultural #AprenderLínguas