MOBILIDADE ERASMUS+ | IES Las Sabinas de El Bonillo |EB2,3 Diogo Cão

Na semana de 21 a 26 de abril, no âmbito da Mobilidade Erasmus+, um grupo de alunos e
professores do nosso agrupamento de escolas deslocou-se à vila espanhola de El Bonillo, em Albacete.
O grupo foi muito bem recebido pelos alunos e docentes vizinhos, nomeadamente pelos incríveis professores da equipa Erasmus, assim como pela direção da escola, IES Las Sabinas e pelo presidente da Câmara Municipal, tendo participado em inúmeras atividades propostas pelos anfitriões, de interesse histórico, ambiental, cultural, desportivo e gastronómico.
Assim, alunos e professores puderam conhecer várias cidades e localidades, como Madrid, Munera, Lezuza e El Bonillo, onde visitaram museus, igrejas e praças, para além do centro arqueológico de Libisosa. Em todos os momentos, foram presenteados com explicações claras e muito assertivas, dadas pelos técnicos/funcionários desses diferentes locais.
Pelo caminho, participaram na peça de teatro “ Las bodas de Camacho”, episódio da obra de Cervantes “D.Quixote de la Mancha”, que se supõe ter acontecido na vila de Munera.
Quarta-feira, dia 24, foi um dia dedicado à natureza e à caminhada, tendo o grupo percorrido os magníficos Lagos de Ruidera e visitado o seu centro interpretativo.
Em El Bonillo, o grupo teve a ocasião de visitar uma quinta, de grande interesse económico na região, pela sua produção de vinho e espumantes, produtos agrícolas e queijo “manchego”.
Na escola IES Las Sabinas, alunos e professores puderam, ainda, participar em várias atividades: no laboratório, na radio e na biblioteca escolar, bem como numa sessão de mindfulness e educação emocional. Ao nível desportivo, o grupo teve a oportunidade de praticar golf e tiro ao arco, atividades que foram uma estreia para muitos e do agrado de todos.
Foi uma semana muito agradável, repleta de aprendizagens e de partilhas que alunos e professores guardarão para sempre na sua memória.