Viagem de final de ano a Barcelona

De 28 a 31 de maio realizou-se, no âmbito da disciplina de EMRC, a viagem a Barcelona, tão ansiada desde o início deste ano letivo. Desde muito cedo foram feitas atividades e encontradas soluções para que todos os alunos que queriam participar, realizassem este sonho…e assim foi…
Foram 50 alunos de 3º ciclo acompanhados por cinco professoras, Ana Carla Seixas, Lídia Branco, Luísa Parreiral, Isabel Cipriano e Conceição Teixeira.
Partimos pelas 19h do dia 28 e, depois de uma noite em viagem, o primeiro dia em Barcelona foi passado no parque de diversões, PortAventura. Um dia “em grande”, bem ao gosto dos nossos alunos…e dos professores também!
Depois de uma boa refeição no hotel, bastante acolhedor, e convívio no salão de eventos, chegou finalmente a hora de descansar e dormir (o mais possível!).
Como a visita à Catedral da Sagrada Família nos foi cancelada à última hora, o segundo dia começou com a Visita ao “Gaudí Experiência 4D”. Num pequeno cinema com cadeiras muito confortáveis, viveu-se uma experiência 4D muito instrutiva que conta a história de Antoni Gaudí e da sua obra. São cerca de 20 minutos bem passados com emoção e a repousar da subida ao monte Guell. Imprescindível, especialmente para os mais novos conseguirem contextualizar e perceber a arquitetura de Barcelona. A tecnologia é utilizada como principal ferramenta, mesclando cultura e lazer no mesmo espaço. Na zona da entrada há quadros interativos, uma pequena exposição e loja, também interessantes.
A hora de almoço foi nas Ramblas, o ponto mais central da cidade de Barcelona. É uma rua cheia de vida e cor, bancas de floristas, incríveis estátuas humanas e comércios variados, onde houve tempo para ir até ao incrível mercado “La Boqueria” e comprar os famosos “recuerdos” nas tendinhas de rua e nas lojas tradicionais. Na parte superior das Ramblas pode ver-se a Praça da Catalunha, uma das maiores praças da Espanha e um dos lugares mais importantes de Barcelona.
Subimos até ao Parque MontJuic – Estádio Olímpico, imponente e com uma vista maravilhosa sobre a cidade de Barcelona. Foi reconstruído de 1985 a 1989 para sediar os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Atualmente, é usado para eventos desportivos e culturais. Está localizado na montanha de MontJuic.
Ainda houve tempo para vermos a Catedral da Sagrada Família pelo exterior, já que nos cancelaram a entrada ao interior. A ansiedade pela próxima etapa era muita, pois tínhamos a praia à espera, o mar Mediterrâneo lindo e calmo. Foi um momento de muita alegria e divertimento para todos.
Chegados ao hotel e depois de jantar e do famoso e obrigatório convívio no salão, subimos para os quartos, pois esperava-nos a viagem de regresso no dia seguinte.
Muito mais havia para ver e conhecer, mas o custo da viagem seria mais elevado e não veríamos tantos alunos felizes e concretizados…a viagem é para eles!
Objetivos como o alargamento da cultura individual fora do âmbito da sala de aula e da comunidade escolar e familiar; a relação com os outros com base nos princípios de cooperação e solidariedade; permitir que os alunos desfrutem de novas vivências e situações, procurando diversificar os seus interesses através da experiência; usufruir de momentos de convívio e alegria e sensibilizar os alunos a agir em conformidade com as posições assumidas em relação ao outro, no respeito pelos valores fundamentais do diálogo e da tolerância, foram plenamente atingidos e concretizados.