Celebração da Semana da Francofonia

Na semana de 16 a 24 de março celebrou-se a Francofonia na escola sede. Com esta semana pretende-se celebrar a língua francesa, unificando um espaço cultural comum a todos os falantes de francês e amantes desta língua.
Deste modo, o Grupo Disciplinar de Francês organizou algumas atividades, tais como uma exposição no polivalente, com os trabalhos realizados pelos alunos do 8.º e do 9.º ano, alusivos ao mundo francófono, bem como uma sessão de cinema, no IPDJ, para os alunos do 7.º ano.

O filme visualizado, “Fahim”, conta a história de um rapaz do Bangladesh que é forçado a abandonar o país juntamente com o pai e a partir para Paris, trazendo o sonho de conhecer o melhor treinador de xadrez do mundo. Porém, quando chegam a França encontram inúmeras dificuldades para a obtenção de asilo político e o seu pai é ameaçado de expulsão.
Este filme é, nas palavras do coordenador escolar do PNC, professor José Magalhães, parceiro na organização desta atividade, um filme feito de muitas “camadas”, que : “É, antes de mais, uma bela lição de vida. Uma história que pode inspirar outros jovens a lutar pelos seus sonhos e superar os mais difíceis obstáculos. Ajuda saber que este filme é inspirado numa história real, uma história que destaca a nossa humanidade, mas também os muitos problemas e o cinismo da nossa sociedade. Este filme revela-nos também uma relação entre o professor de xadrez e o aluno que se assemelha mais à de um pai para com o seu filho, no afeto e nas aprendizagens mútuas. Este filme, repleto de humanidade, destaca a importância do envolvimento pessoal e da empatia numa sociedade cada vez mais competitiva e indiferente ao infortúnio dos outros. Filmado com simplicidade, fiel à realidade das pessoas e dos factos, Fahim é também uma espécie de caminho para a redenção da velha Europa (neste caso em particular, a França) no que se refere à integração, às migrações, ao acolhimento de refugiados e o direito de asilo. O xadrez e a competição dão a mão ao compromisso e a solidariedade. Depois de ver Fahim somos levados a acreditar que há esperança para o projeto a que chamamos Humanidade e que, no meio da multitude de tragédias com que somos confrontados no quotidiano, ainda há lugar para histórias que facilmente poderemos colocar na misteriosa gaveta dos milagres.”

A inspiradora e verídica história, contada no filme “Fahim”, emocionou os nossos alunos. Deixamos aqui a opinião de alguns.

“Eu gostei do filme porque a história é interessante e Fahim não desiste. O filme não tem efeitos especiais, é muito real e mostra os caminhos difíceis por onde Fahim passa” – Leandro Rodrigues

“Eu gostei do facto do Fahim ser sempre positivo e nunca ter desistido do sonho de ser um grande jogador de xadrez, ultrapassando todas as dificuldades, até que um dia conseguiu tornar-se um grande jogador de xadrez e orgulhou a sua família” – Alexandre Borges

“Eu achei o filme muito emocionante. Quando acabou pensei em quantas famílias passam pela mesma situação que o Fahim passou e não têm a mesma sorte dele” – Manuela Maia