75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Há 75 anos, a 10/12/1948, foi adotada a Declaração Universal dos Direitos do Homem pela Organização das Nações Unidas.
Este documento foi redigido em resposta a uma série de acontecimentos mundiais desastrosos, marcando um momento de união e compromisso de todos os Estados com os princípios fundamentais que devem reger a humanidade.
No AEDC, o conteúdo desta declaração foi trabalhado nas aulas de Cidadania e em outras disciplinas envolvidas nos projetos das turmas.
Como produto final, foi feita uma Exposição no polivalente da Escola. Além de trabalhos de pesquisa, marcadores de livros, pintura de camisolas, posters, entre outros, foram apresentados vídeos e um friso sobre atentados à dignidade humana e um outro vídeo com a leitura de poemas em português, francês e inglês sobre os Direitos Humanos, pelos alunos.
Atualmente, quando olhamos para o nosso mundo, vemos imagens de guerra e destruição, mas também nos maravilhamos com as incríveis manifestações de solidariedade que se verificam em quase todas as cidades do mundo.
Comemorar esta data é uma oportunidade para reafirmar a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo, bem como a promoção de sociedades mais livres, resilientes e justas. É preciso falar, para não esquecer!