Escape Room Educativo: aprender de forma lúdica e divertida 

Nos dias 12 e 16 de maio, as turmas do 9º ano da Escola E.B 2,3 Diogo Cão participaram num Escape Room Educativo sobre a obra ilustrada “Os Lusíadas” e o Palácio de Mateus, criado pela professora de TIC, Bernardete Teixeira. A atividade decorreu em articulação com a Biblioteca Escolar, contando com a colaboração dos professores de Português destas turmas e enquadrou-se nas comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
A professora Bernardete iniciou a atividade com uma apresentação eletrónica sobre o 5º conde de Mateus, sendo este o elo entre o Palácio de Mateus e a obra “Os Lusíadas”. De seguida, os alunos visualizaram o vídeo promocional (trailer) do Escape Room, acedendo, depois, ao mesmo via Padlet.
Os alunos mostraram-se bastante motivados ao longo da atividade, revelando dificuldades pontuais que foram resolvidas pelos professores presentes, trabalhando-se, desta forma, a literacia da informação e dos media.
Por via do Escape Room, foram abordados, ainda, temas/conteúdos diversos, nomeadamente da disciplina de Português, da História do Palácio de Mateus e de Portugal.
O ERE (Escape Room Educativo) é uma ferramenta que permite aos alunos aprenderem de forma lúdica e diferente, pois inclui enigmas, criptografias e desafios, o que vai ao encontro dos interesses e do gosto dos alunos. Este tipo de atividades é uma estratégia adequada para conseguir que os alunos se concentrem e mantenham o foco durante um longo período de tempo, o que se constatou nesta situação.

plugins premium WordPress