Ao longo do presente ano letivo, a Escola EB 2,3 Diogo Cão participou no projeto “InGaming vai às Escolas”, uma iniciativa promovida pelo CDI Portugal. Este projeto teve como objetivo sensibilizar os alunos para a prevenção das adições aos videojogos, promovendo ao mesmo tempo o jogo saudável e consciente.
As turmas dos 2.º e 3.º ciclos da nossa escola tiveram o privilégio de participar em sessões dinamizadas por estudantes da UTAD, que se tornaram embaixadores desta causa. Estas sessões proporcionaram momentos de reflexão crítica sobre o impacto dos videojogos no bem-estar dos jovens, incentivando a criatividade, o trabalho em equipa e a utilização positiva da tecnologia.
Após as sessões, os alunos foram desafiados a criar projetos digitais sobre diferentes temáticas ligadas ao universo dos videojogos. Os resultados foram diversos e inovadores: cartazes digitais, vídeos, podcasts, jogos educativos e outras formas criativas de expressar as suas ideias.
O culminar deste trabalho foi a divulgação dos vencedores da 1.ª edição do projeto, no dia 23 de junho. É com enorme orgulho que destacamos os alunos da nossa escola que se distinguiram nas quatro categorias a concurso no ensino básico:
Benefícios e riscos dos videojogos
🏆 Margarida Moreira, Diogo Teixeira e Enzo Batista (5.ºH)
Projeto: Criação de um escape room digital sobre os benefícios dos videojogos.
Estratégias de prevenção e equilíbrio nos videojogos
🏆 Rodrigo Pinto, Rodrigo Teixeira, Tiago Gomes e Pedro Minhava (8.ºB)
Projeto: Vídeo informativo com estratégias preventivas para evitar a adição aos videojogos.
Discriminação nos videojogos
🏆 Francisca Azevedo, Juliana Santos e Lara Morais (5.ºC)
Projeto: Vídeo de sensibilização e apresentação em PowerPoint alertando para formas de discriminação nos videojogos.
Adição aos videojogos
🏆 Rodrigo Silva, Martim Gonçalves e Eduardo Costa (5.ºG)
Projeto: Vídeo educativo, acessível através de QR Code, com conselhos para prevenir a adição aos videojogos.
Como forma de reconhecimento pelo empenho, criatividade e envolvimento dos alunos e professores, a Escola EB 2,3 Diogo Cão foi distinguida com o Selo InGaming vai às Escolas, um símbolo do compromisso da comunidade educativa com a promoção do uso consciente da tecnologia e da cidadania digital.
Este projeto foi uma oportunidade única para os alunos refletirem sobre os efeitos do uso excessivo dos videojogos e desenvolverem competências digitais e de cidadania.
A Escola EB 2,3 Diogo Cão felicita todos os alunos participantes e parabeniza os vencedores pelo excelente trabalho desenvolvido!
📢 Consulte a notícia completa no site do CDI Portugal:
👉 Vencedores da 1.ª Edição do “InGaming vai às Escolas”