Escola EB 2,3 da Diogo Cão inicia Projeto de Compostagem

No mês de novembro, a coordenação do Projeto Eco Escolas deu mais um importante passo na direção da sustentabilidade, com o lançamento de um projeto de compostagem que irá fornecer adubo natural para a horta biológica (futura) da escola.
Antes do seu arranque, contamos com o extraordinário trabalho de alguns funcionários na restauração dos três compostores já existentes.
O projeto mobilizou vários alunos, funcionários e professores que, com entusiasmo, começaram a recolher e processar os resíduos orgânicos da escola.
Nos compostores foram colocados: restos de cascas de fruta e legumes, provenientes da cantina; folhas secas, ramos pequenos e outros resíduos vegetais do espaço envolvente; borras de café e saquinhos de chá, do bar.
Para além da vertente prática, o projeto de compostagem tem um forte cariz pedagógico, permitindo aos alunos várias aprendizagens: a gestão do processo, intercalando as camadas de materiais “verdes” e “castanhos” para garantir uma decomposição eficiente e criar um composto rico e nutritivo; a importância da redução da quantidade de resíduos orgânicos em aterros; o ciclo natural da vida, ao observar a transformação da matéria orgânica em adubo; como produzir alimentos de forma sustentável, sem recurso a produtos químicos.
Ao longo deste processo, a coordenadora do Eco Escolas supervisiona o trabalho realizado pelos grupos.