SuperTmatik – Cálculo Mental

O nosso Agrupamento promoveu a atividade SuperTmatik, na modalidade Cálculo Mental, para os alunos do segundo ciclo.  Esta atividade consta no Plano Anual de Atividades do Agrupamento (AT112).
No decorrer das aulas de Oficina da Matemática, todos os alunos praticaram este Quiz de Cálculo Mental. De modo a promover o enriquecimento tecnológico dos nossos discentes, os professores aplicaram kahoot´s utilizando as cartas do SuperTmatik. Os alunos utilizaram o seu telemóvel e/ou o tablet fornecido pela equipa TIC do nosso Agrupamento e foram apurados os alunos vencedores, por turma, a fim de participarem na final escolar.
A final escolar decorreu no dia vinte e oito de março e participaram cinquenta e cinco alunos, de todas as turmas. Para o apuramento dos dois alunos vencedores de cada turma do segundo ciclo, foi projetado e realizado um Kahoot em tempo síncrono dirigido a todos os participantes, de modo a existir o máximo rigor e equidade nesta seleção, tendo decorrido uma sessão para apuramento dos dois alunos finalistas para o quinto ano e outra sessão para o sexto ano.
Os quatro alunos finalistas realizaram a grande final online, individualmente, no decorrer do mês de maio.
No dia trinta e um de maio, foram publicados os resultados da grande final online internacional.
O aluno Tiago Telles, da turma D do 6.ºano obteve posição nº94 do Ranking, entre um total de 47100 participantes de vários países. O aluno Martim Afonso, da turma F do do 6.ºano obteve posição nº362 do Ranking, entre um total de 47100 participantes. O aluno Joaquim Coimbra, da turma E do 5.ºano obteve posição nº153 do Ranking, entre um total de 74550 participantes dos vários países. O aluno Ângelo Almeida, da turma B do 5.ºano obteve posição nº373 do Ranking, entre um total de 74550 participantes.
Parabéns aos nossos alunos pelos excelentes resultados!
Todos os alunos do nosso Agrupamento revelaram muito interesse e excelente participação.
A atividade contribuiu para o desenvolvimento e estimulação de destrezas de cálculo, reforçar a componente lúdica no processo ensino-aprendizagem, promover o convívio entre alunos e professores, fomentar o interesse e gosto pela aprendizagem da Matemática e consequente melhoria dos resultados escolares.