Agrupamento celebra em festa o “DIA DIOGO CÃO”

O passado sábado, dia 27 de maio, foi de festa no Agrupamento de Escolas Diogo Cão com a comemoração do Dia do Agrupamento, que este ano cumpre 50 anos da sua existência.
Com esta iniciativa, organizada pelo Órgão de Gestão com a participação de diversos departamentos e grupos disciplinares, pretende-se aproximar alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, criando laços de empatia, de partilha e de convívio entre a comunidade educativa e, para além disso, permite aumentar a coesão do próprio agrupamento, uma vez que os mais novos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço da Escola Sede e todos puderam “deambular” pelos diferentes espaços da escola.
Foi um dia diferente para os alunos deste agrupamento que começou com a “Arruada de bombos” da EB1 das Árvores. Entre as nove e quinze e as dezassete horas foram numerosas as atividades que estiveram em destaque, contando com a criatividade e o dinamismo dos alunos, desde a Educação Pré-escolar até ao 9.º ano.
Entre as muitas atividades tiveram lugar: um passeio de bicicleta; a atuação do Grupo Coral do Agrupamento de Escolas Diogo Cão – Sottovoce, no Polivalente; Salas Temáticas com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos em diferentes disciplinas; Laboratórios Abertos; robótica; Artes performativas – dança, teatro, declamação de poesia, canto, “Estátuas Vivas” -; circuito gímnico; pista de carrinhos; jogos populares; atividades desportivas; partilhas pedagógicas; Feira do Livro Usado; troca de livros na BE; exibição de vídeos com atividades realizadas ao longo do ano e …não esquecendo a já tradicional feijoada.
Esteve também representada a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEEADC), assim como outros parceiros do Agrupamento que foram uma mais-valia e enriqueceram, ainda mais, este dia fantástico.
Outro sucesso do evento foram as “Barraquinhas” com produtos da região e alguns produtos de confeção caseira, da responsabilidade das educadoras, dos docentes, dos alunos finalistas de 6.º e 9.º ano e de outros elementos da comunidade.
Para o Diretor do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Professor Armando Félix, “Este é um dia diferente e especial porque é uma oportunidade para estarmos todos juntos, de confraternizarmos e sentirmos que estamos unidos. Este dia faz todo o sentido, na medida em que se conseguem juntar os diversos níveis de ensino e de partilhar com a comunidade escolar o que de melhor fazemos, as práticas que aplicamos na educação e ensino dos nossos alunos e de mostrar que, acima de tudo, somos um Agrupamento de excelência”.
O Agrupamento de Escolas Diogo Cão agradece a todos que tornaram este dia inesquecível e que contribuíram para o êxito do mesmo.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão