A viagem do 5ºC pela cidadania

Antes de iniciar esta viagem procurámos conhecer-nos um pouco melhor e descobrir o papel de cada um na escola, através dos direitos e deveres do aluno. Na bagagem colocámos algumas expetativas e um só objetivo “tornar-nos cidadãos conscientes, ativos, responsáveis e solidários”.
A primeira paragem foi na reflexão sobre o que é essencial e supérfluo para aprender a gerir melhor o orçamento disponível. Percebemos que “O dinheiro não cresce nas árvores” e, por isso, temos de fazer escolhas conscientes na hora de consumir. Verificámos que, com essas escolhas conscientes, podemos fazer poupanças e ajudar uma causa. Foi assim que participámos, com empenho, no projeto “Todos contam”, conseguindo amealhar algumas poupanças para a plataforma Proanimal.
Neste percurso fizemos mais duas pausas para partilhar saberes com a ajuda de duas encarregadas de educação que nos ensinaram sobre técnicas de mindfulness e a importância da leitura, com a audição de uma história, no âmbito do mês da leitura.
Prosseguimos assim para a etapa final do nosso percurso, a Interculturalidade, abordando, mais concretamente, as migrações. Neste tema tivemos também a colaboração de uma encarregada de educação, imigrante, que respondeu a uma entrevista elaborada pelos alunos sobre os motivos que a levaram à experiência da migração. Ouvimos as dificuldades que os emigrantes sentem e, desta forma, surgiu a ideia de ajudar a família de uma criança sofrendo de uma doença grave.
O que podemos fazer? Uma feira solidária. Debatemos o que cada um podia oferecer e, com muito empenho e dedicação, conseguimos o nosso objetivo. Entregámos o nosso donativo na sala da criança, onde fomos recebidos por uma turma de meninos amáveis e simpáticos que nos cantou uma música e ofereceu postais, em gesto de gratidão.
A nossa viagem pela cidadania e desenvolvimento, repleta de experiências novas e enriquecedoras, terminou assim, com um belo momento de empatia e de partilha.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão