Formação em Literacia Financeira

As formadoras Diana Lopes e Viviane Veloso, colaboradoras do Banco de Portugal, deslocaram-se à escola sede, no dia 15 de novembro, para dinamizarem várias sessões de formação financeira, cujo título foi “Preços a subir? Vamos lá discutir!”.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, de algumas turmas do 5.º ano, no âmbito do domínio “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”, foram abordados temas como a inflação, os desejos e as necessidades, as despesas e os rendimentos, dando especial relevância às etapas de elaboração de um orçamento familiar, não descurando a importância de poupar e saber gerir o dinheiro.
As sessões foram muito dinâmicas e enriquecedoras. Os alunos estiveram bastante atentos e participativos, esclareceram dúvidas e refletiram sobre assuntos atuais.
Atividades como esta visam elevar o nível de conhecimentos de literacia financeira nas crianças e jovens, promover capacidades para lidar com dinheiro e desenvolver competências que contribuam para a formação de uma sociedade com hábitos de consumo mais responsáveis e seguros. Assim, mais iniciativas se realizarão, oportunamente, de forma a alcançar um maior número de alunos do primeiro e segundo ciclos do Agrupamento.