Escola Diogo Cão assiste ao Auto da Barca do Inferno

No dia 24 de janeiro, os alunos do nono ano da Escola Diogo Cão deslocaram-se ao Teatro Municipal de Vila Real para assistir à encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, dramaturgo português do século XVI, no âmbito do estudo do texto dramático.
Uma vez que a obra é estudada neste ano de escolaridade, os alunos tiveram oportunidade de ver desfilar as personagens vicentinas, quase todas elas, carregadas de vícios e de defeitos.
A intemporalidade da obra é tal que as suas personagens são transpostas para a atualidade e nelas se espelha a igreja dissoluta e mundana, pouco dada à contemplação e à meditação, a usura, a má justiça, a exploração sexual e os abusos do poder político. Ou seja, toda a corrupção de que o ser humano é capaz.
Norteado pela máxima ridendo castigat mores, isto é, a rir se castigam os costumes, a peça proporcionou à audiência um momento divertido e cheio de boa disposição.
No final do espetáculo, ainda houve tempo para o encenador, Dr. David Carvalho, elucidar os alunos acerca de alguns aspetos do teatro do século XVI, para esclarecimento de algumas opções de encenação ou para a explicação das alegorias do Bem e do Mal, simbolizadas pelo Anjo e pelo Diabo.
À Filandorra, os nossos agradecimentos pela aula de teatro que nos disponibilizou.

AEDC