Parlamento dos Jovens – Sessão Escolar

No dia 25 de janeiro, realizou-se a Sessão Escolar do Programa Parlamento dos Jovens 2023, Ensino Básico, em que tomaram posse os 23 deputados eleitos pelas 3 listas sujeitas a sufrágio. Nessa assembleia debateram-se e ratificaram-se as medidas, no âmbito do tema nacional “Viver abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa.
A sessão teve início com a tomada de posse das/os deputadas/os eleitas/os, na sequência das eleições que ocorreram no dia 19 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra as/os presidentes das listas representados, apresentando as suas medidas. Seguiu-se o debate entre as/os diversas/os deputadas/os e dele resultaram as seguintes propostas:
1. Promover a inclusão de diferentes etnias e culturas, através da realização periódica de atividades multiculturais no espaço da escola.
2. Atribuir bolsas de estudo, apoios económicos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades no acesso ao ensino básico e/ou superior.
3. Melhorar as acessibilidades nas escolas (casas de banho adaptada, por exemplo) para pessoas com deficiências.
Os deputados construíram um sólido Projeto de Recomendação para levar à discussão na Sessão Distrital/Regional, no dia 27 de fevereiro.
Elegeram-se três deputados efetivos e um suplente à sessão distrital, sendo eles:
– Bia Inês Mota Vasco – 6.º E;
– Rafael Sousa Vaz – 6.º E;
– Martim Almeida – 9.º C;
– Joaquim Pedro Cimbra – 6.º E.
A deputada Madalena Coelho Minhava (6.ºE) é candidata a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.
Os nossos agradecimentos a todas/os as/os alunas/os que participaram de forma empenhada neste programa.