Celebremos “La Chandeleur”

O grupo disciplinar de Francês e os alunos das turmas de 9.º ano assinalarão, no dia 2 de fevereiro, na escola sede, “La chandeleur”, uma festividade que tem origem em tradições antigas que remontam à Roma Antiga. No entanto, ao longo dos séculos, a celebração evoluiu e adquiriu novos significados, especialmente em França.
A palavra “Chandeleur” tem origem no latim “candelorum festum”, que significa “festa das velas”. O dia 2 de fevereiro marca a apresentação de Jesus no templo, de acordo com a tradição cristã. Esta celebração também está ligada à bênção das velas, que simbolizavam a luz de Cristo.
Com a disseminação do Cristianismo na Europa, muitas tradições pagãs foram adaptadas às celebrações cristãs. Assim, a festividade da Candelária foi estabelecida como uma celebração cristã no dia 2 de fevereiro, ainda mantendo a importância das velas.
Em França, “La Chandeleur” ficou associada a uma tradição culinária: a preparação e o consumo de crepes. Acredita-se que esta tradição tenha origens medievais e esteja ligada à prática de fazer crepes para garantir uma boa colheita no ano seguinte. A sua forma redonda simboliza o sol e a fertilidade, e a tradição de o virar com a mão direita, enquanto se segura uma moeda na esquerda, traz boa sorte e prosperidade.
Se no dia de “La Chandeleur” estiver a chover, muitas pessoas acreditam que virão mais 40 dias de chuva; se o sol brilhar, quer dizer que o inverno está no fim.