PROJETO “LER CONSIGO”

Os meses de fevereiro e de março têm sido dedicados ao projeto “Ler Consigo”, promovido pela Associação de Professores de Português. Neste âmbito, na turma G, do 5.º ano, as sessões de Oficina de Leitura têm contado com a presença de vários/as convidados/as. Depois de lançar o repto aos/às alunos/as, estes/as apresentaram as suas propostas e as sessões foram planificadas juntamente com a professora: calendarização, produção dos convites e envio/entrega dos mesmos e atividades a desenvolver a partir das leituras.
Fernanda Barros (a Nanda, como os/as meninos/as gostam de a chamar), Assistente Operacional, foi a primeira convidada e escolheu ler o conto “Ramiro”, da obra Bichos, de Miguel Torga.
O Professor de Educação Visual e Tecnológica, José Magalhães Pereira, trouxe consigo As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, numa sessão dinâmica, cheia de interação e sobretudo carregada de lições de vida.
As Encarregadas de Educação Natália Fauvrelle e Carla Caldas, em leituras “emparelhadas” com as respetivas educandas, escolheram duas obras cujas mensagens (as emoções e as relações humanas) se entrecruzam: O coração e a garrafa, de Oliver Jeffers, e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Na biblioteca escolar, num ambiente acolhedor, os/as alunos/as sentiram cada palavra, visível nos seus olhares brilhantes. Afinal, “cativar é criar laços”. A equipa Carla e Maria Leonor presentearam os/as leitores/as com um lindo marcador de texto.
Na última sessão do período, Joana Gonçalves, Encarregada de Educação do aluno Luís Miguel Gonçalves, partilhou com o seu educando a leitura da obra O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy. Com ilustrações do próprio autor, esta fábula gira em torno da importância do amor, da empatia e do apoio mútuo. Joana Gonçalves, na apresentação da obra, nomeadamente quando explicou os motivos da sua escolha, referiu-se às interações das personagens, bem como aos temas como aceitação, esperança e resiliência. De facto, Mackesy leva os/as nossos/as leitores/as à reflexão sobre a beleza da humanidade e a necessidade de nos unirmos num mundo muitas vezes desafiador e imprevisível.