Mobilidade Erasmus+ |Escola IES Arcebispo Xelmirez | Santiago de Compostela

Na semana de sete a treze de abril, dez alunos e quatro professoras da Escola Diogo Cão, rumaram à Cidade de Santiago de Compostela, numa mobilidade Erasmus+.
Chegados ao destino, fomos muito bem acolhidos por todos, com muita simpatia. Neste primeiro dia, fizemos uma visita guiada pela cidade, onde pudemos observar todos os monumentos históricos, assim como tivemos conhecimento da história das “Duas Marias”, vítimas da época da ditadura no país.
Do programa com os alunos, um vasto reportório, fizeram parte um concerto de música rock pela artista galega Pauliña, com foco na igualdade de género; visita ao Castro de Baroña, passando por Noia; Baile tradicional – os nossos alunos ensinaram a dançar “O Regadinho”; Visita ao Museu de História Natural – Luís Iglesias – que acolhe grandes coleções botânicas, zoológicas e geológicas; Roteiro pelo Sarela, onde se registou através de fotos, o local onde pela primeira vez, Zeca Afonso cantou “Grândola Vila Morena” e com passagem pela Faculdade de Ciências da Comunicação, uma das obras do arquiteto português Siza Vieira em Santiago; visita à Cidade da Cultura que representa um dos exemplos mais interessantes da arquitetura contemporânea, desenhada pelo norte americano Peter Eisernman que inclui o Edifício CINC, dedicado às novas tecnologias. Usufruímos de uma visita à enorme exposição de Tesouros Reais da Terra Santa, à exposição de pintura do pintor José Maria Barreiro e à Biblioteca e Arquivo da Galícia.
Para finalizar visitámos o “Pórtico da Glória” e os Telhados da Catedral, onde desfrutámos de uma vista privilegiada sobre a cidade.
Os nossos alunos foram tratados com muito carinho e simpatia, pelas famílias espanholas, que tudo fizeram para que a sua estadia em Santiago fosse inesquecível, criando amizades para toda a vida.
Na nossa opinião, viveram-se momentos muito agradáveis de convívio entre todos (portugueses e galegos). Foi, de facto, uma viagem que ficará na nossa memória e que ninguém jamais esquecerá tão enriquecedora experiência do ponto de vista pedagógico, cultural e gastronómico.