A comemoração do 25 de abril, nos cursos EFA, do Estabelecimento Prisional

O 25 de abril é uma data muito importante na história de Portugal, marcando o fim de quase meio século de ditadura salazarista. Neste ano, a comemoração da revolução tornou-se ainda mais expressiva, uma vez que se comemoraram os 50 anos de tão importante acontecimento.
À semelhança de todas as escolas do AE Diogo Cão, também nos cursos EFA do Estabelecimento Prisional se celebrou esta efeméride. Os trabalhos realizados sob o mote da conquista da liberdade, passaram pela recolha de palavras apresentadas no programa Wordart, pela elaboração de cartazes e construção de cravos em Origami, bem como pela recolha de poemas sobre este mesmo tema.
Na tarde do dia 23 de abril, reuniram-se os formandos, assim como outros reclusos que quiseram participar, e foi organizada uma exposição com os trabalhos elaborados e leitura de poemas em Inglês e Português, por parte dos formandos. Mas o corolário das atividades foi a interessante palestra proferida pelo ilustre convidado, professor Hilário Néri, que contextualizou historicamente os anos de repressão política, censura e guerra colonial, referindo o descontentamento crescente entre as massas que culminou no golpe militar liderado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA). Referiu, ainda, que “Na manhã de 25 de abril, tanques ocuparam as ruas de Lisboa, e a rádio transmitiu a canção proibida “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, um sinal para os conspiradores de que a revolução estava em marcha”. Fez referência, também, à história dos cravos vermelhos, protagonizada por Celeste Caeiro, que viriam a tornar-se o símbolo da revolução. O professor concluiu a sua comunicação relembrando que hoje, o 25 de abril é comemorado com orgulho em todo o país, celebrando a coragem daqueles que se levantaram contra a opressão e reforçando os valores fundamentais da liberdade e da democracia. É uma lembrança poderosa de que, mesmo diante das maiores adversidades, o povo unido é capaz de conquistar a mudança e construir um futuro melhor.
Seguidamente, os formandos puderam colocar algumas questões ao palestrante e concluíram que esta atividade foi bastante positiva e importante para compreender o verdadeiro significado deste acontecimento histórico. Os professores dos cursos EFA agradecem toda a amabilidade e disponibilidade por parte do professor Hilário Néri e Direção do Estabelecimento Prisional.