Projeto Bem-estar Animal

O projeto de Cidadania e Desenvolvimento, escolhido pela Turma do 6.ºC, foi trabalhar o domínio opcional do “Bem-Estar Animal “e a Solidariedade. Este domínio, da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, pretende proporcionar o conhecimento da história do animal na sociedade, a compreensão e a reflexão sobre o respeito pela vida de todos os seres vivos e dos seus habitats, os conceitos de bem-estar e proteção animal e os fundamentos éticos dos direitos dos animais.
O produto final foi a angariação de fundos monetários para a compra de objetos físicos necessários, alimentação animal, cirurgias e tratamentos ao bem-estar animal de uma Associação. Após os contactos necessários, ficou decidido entregar a angariação de fundos à Associação Ajuda-Animal de Vila Real.
No dia 15 de maio, a turma deslocou-se ao Centro clínico Zoopharma, onde se encontra um mealheiro da Associação referida, e todos os alunos colocaram, simbolicamente, no mealheiro, o resultado do fundo monetário angariado. A responsável pelo Centro clínico fez uma visita guiada e explicou muitos dos procedimentos com os animais e referiu a importância destes contributos solidários para o bem-estar animal. Este projeto foi concluído com muito sucesso e os alunos apreciaram bastante e interagiram com responsabilidade durante todo o desenvolvimento do mesmo.