Alunos do 9º ano visitam o Douro

No passado dia 8 de maio, os alunos das turmas do 9.º ano da Escola EB 2,3 Diogo Cão, acompanhados por oito docentes, saíram em visita de estudo ao Douro, à cidade da Régua, no âmbito da disciplina de OC-LEF ( Francês- Língua Estrangeira Funcional).
Nesta viagem, docentes e alunos tiveram a oportunidade de visitar, na parte da manhã, a Loja Interativa de Turismo da Régua e o Museu do Douro, passando pela ponte pedonal e pela estação, onde puderam conhecer e comprar os famosos “rebuçados da Régua”, iguaria típica da cidade.
Estas visitas permitiram que os alunos dilatassem os seus conhecimentos sobre a importância do turismo na cidade e na região, bem como sobre a história da Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos, nomeadamente o vinho do Porto.
O período da tarde iniciou com o almoço na Escola Profissional do Rodo, seguido de uma visita às instalações exteriores da escola, nomeadamente ao seu hangar, residência de estudantes, cozinha e restaurante pedagógico e adega.
Já no interior da escola, os alunos passaram por diversas salas temáticas, alusivas aos diferentes cursos profissionais que a EPR oferece, onde foram esclarecidos sobre as características e saídas profissionais de cada curso.
Para finalizar o dia, os alunos tiveram a ocasião de praticar diversas modalidades desportivas, no pavilhão da EPR.
Sendo a disciplina de OC-LEF virada, essencialmente, para a prática da língua francesa no contexto do turismo e das viagens, pareceu às docentes do grupo disciplinar de francês que esta saída fazia todo o sentido, pois para além de ir ao encontro dos objetivos e conteúdos da disciplina, serviu para valorizar um património que é nosso e que urge conhecer e divulgar. Para muitos alunos, esta ida à cidade da Régua foi uma estreia, bem como a oportunidade de conhecer uma adega onde se produz o néctar tão apreciado no mundo inteiro: o famoso vinho do Porto, generoso para nós…
Por outro lado, sendo estes alunos do 9.º ano, considerou-se oportuno que pudessem conhecer outra realidade, uma escola profissional com uma oferta formativa muito aliciante, compreendendo o seu funcionamento, conhecendo as suas instalações e privando com vários dos seus professores e alunos. É mais uma possibilidade de escolha, um caminho de futuro, quiçá, para alguns dos nossos alunos.
Por fim, resta-nos agradecer a quem nos recebeu tão bem: à Loja Interativa de Turismo da Régua e às suas técnicas, por intermédio de quem o Município da Régua presenteou todos os alunos e professores, com rebuçados da Régua e outras lembranças; ao Museu do Douro, pela belíssima visita guiada que nos ofereceu; à Escola Profissional do Rodo, por nos ter aberto as suas portas, mostrando-nos as suas instalações e cursos. Muito obrigada pelo tempo disponibilizado e pela simpatia de todos. Um agradecimento especial à professora Júlia Ferreira que agilizou esta visita à sua escola.
Certas de que “ Rien ne développe l’intelligence comme les voyages” (Émile Zola), as docentes consideram que os objetivos desta viagem foram plenamente alcançados.