Visita de Estudo à Fundação de Serralves

No dia 10 de maio, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Físico-Química, os alunos do 8.º ano, acompanhados pelos professores, Sandra Borges, Paulo Falcão, Ângelo Silva, Paulo Vilela, Ana Esteves, Ana Paula Pinto, Alexandrina Ferreira e Fátima Ribeiro, deslocaram-se ao Porto, para uma visita de estudo à Fundação de Serralves.
Cada turma foi acompanhada por dois professores, tendo percorrido a Fundação de Serralves. Visitaram o Museu de Serralves, localizado no edifício principal, resultado do trabalho do arquiteto Siza Vieira, com as suas inúmeras exposições, de artistas portugueses e estrangeiros, apresentadas sob as mais variadas formas, versando vários temas, nomeadamente o “25 de abril de 1974”. Algumas destas obras, tanto esculturas, como pinturas e fotografias, muito particulares e únicas, estão ali expostas ao público, pela primeira vez, o que é incontornavelmente um feito.
Chegada a hora de almoço, cada aluno desfrutou do seu lanche, sendo este um agradável momento de partilha. Os alunos tiveram ainda tempo para dar aso a algumas brincadeiras, aproveitando os raios do sol, até às atividades da tarde.
Neste dia, os alunos puderam contactar com a arte, física e sensorial, nos Jardins do Parque, com a sua grande diversidade botânica, o que os surpreendeu muito. O passeio pelo Parterre Central, com os seus pequenos lagos, tal como o TREETOP WALK, foram muito apreciados. Como atividade pedagógica, os alunos foram levados a reproduzir, numa bolota de cartolina, o que mais os marcou neste dia passado no Parque de Serralves, deixando assim uma ponta solta para um trabalho posterior em sala de aula.
Os alunos visitaram ainda a área da “Horta Pedagógica”, onde tiveram contacto com alguns animais, vacas e burros de raças autóctones, percebendo, assim, a importância da preservação da fauna e da flora.
Por fim, há a referir que os alunos gostaram particularmente de uma experiência sensorial de que desfrutaram, uma experiência de som e de luz que, ainda de curta duração, os marcou muito.
Considera-se que os objetivos da visita de estudo foram amplamente atingidos, tendo sido muito enriquecedora e da qual os alunos irão falar com entusiasmo.