O Dia do Autor Português comemora-se, anualmente, a 22 de maio, tendo sido instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa e pretende homenagear os autores portugueses que, nas mais diversas áreas artísticas, como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema, têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações, assim como distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.
Este dia também foi celebrado com a apresentação de um livro, na EB do Prado, na sala do JI, com a Educadora Luísa Queirós. Esta iniciativa foi dinamizada em articulação com o bibliotecário do Centro Escolar do Bairro, Nelson Carneiro, e com a professora Isaura Sousa, convidada para realizar a atividade.
Este livro, que se apresenta como um livro de contos infantojuvenil, surge na sequência de uma candidatura, através do programa de Apoios aos Agentes Culturais da Direção Geral da Cultura do Norte e que mereceu o apoio da DGCN.
O livro “Estórias que contam”, cujas histórias são todas ilustradas, apresentam personagens em cartão que servem de motivação para a leitura, podendo as mesmas ser exploradas pelas crianças. No decorrer da ação, as crianças mostraram-se colaborativas e muito dinâmicas. Estas atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas valiosas no contexto educativo, pois combinam aprendizagem com diversão, tornando o processo de ensino mais envolvente e eficaz. As crianças puderam exercitar a memória e a perspicácia no decorrer da atividade, incentivando também a criatividade de uma forma inter-relacional.