Atividades do Clube Ciência Viva do AEDC na EB n.º 2 – BSV de Paula

O Clube Ciência Viva na Escola do AEDC continuou a realizar mais uma das suas iniciativas de Ciência, mas desta vez, uma das suas equipas do 3.º ciclo, deslocou-se à EB nº 2 do Bairro S. Vicente de Paula, onde os professores José Luís Pinto e Gina Nogueira realizaram diversas atividades experimentais com os alunos do 3.º e 4.º ano.
O tema, desta feita, foram as Energias Renováveis e os alunos foram desafiados a interagirem com os diversos equipamentos que o CCVnE levou até à Biblioteca da “Escola do Bairro”, onde se realizaram as diferentes sessões, em duas terças-feiras de manhã.
Os alunos compreenderam quais as principais vantagens das energias renováveis, limpas e inesgotáveis e ficaram a conhecer o funcionamento de equipamentos eólicos e solares que produzem energia elétrica. Está atividade permitiu também saber, por exemplo, o que é um fluxo de energia, como se processa o armazenamento de energia, a influência da velocidade do vento e da inclinação dos raios solares na produção de energia, entre outros assuntos.
Os alunos conheceram e interagiram também com a estação meteorológica wireless com GPS e observaram a medição de alguns dos 17 parâmetros que o equipamento regista. Os alunos mediram várias grandezas físicas, e entre elas, observaram em vários pontos do recreio, a radiação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e ficaram a saber que o sol tem efeitos muito benéficos para a saúde, mas a excessiva exposição solar, sem proteção, a determinadas horas, envolve riscos e como se devem proteger.
Os alunos ficaram mais conscientes das diferentes capacidades dos equipamentos e da sua importância na compreensão de fenómenos físicos que agora começam a estudar.