Projeto “Fábrica de Contos” no Centro de Apoio à Aprendizagem da EB1 das Árvores

No âmbito do projeto “Fábrica de Contos” foi apresentado, nos dias 24 e 25 de junho, o conto “Os Músicos de Bremen” aos alunos do 3º e 4º ano da EB das Árvores.
Esta apresentação contou com a participação, como locutor o aluno Márcio Silva, utilizando o sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Comunicação é a capacidade de gerar, emitir, receber e perceber mensagens, interagir com outros indivíduos face a face ou à distância, num contexto social particular. Usualmente, o ser humano utiliza a fala para comunicar. No entanto, a mensagem emitida não depende apenas da linguagem usada, mas também, entre outros, da entoação dada, do contexto e da expressão corporal, no caso de comunicação presencial. A comunicação é, assim, em regra, multimodal. As perturbações na comunicação têm origens muito diversas. Uma pessoa pode não conseguir comunicar por ter uma perturbação motora, da linguagem e/ou da fala, sensorial ou simplesmente, poderá não comunicar por não conhecer a linguagem do seu interlocutor ou não dominar o contexto em que se realiza a comunicação. A área do conhecimento que estuda soluções para as Necessidades Complexas de Comunicação é designada por Comunicação Aumentativa e Alternativa. A Comunicação Aumentativa e Alternativa envolve o estudo e, quando necessário, a compensação de incapacidades temporárias ou permanentes, de limitações nas atividades e de restrições à participação de pessoas com perturbações severas na produção e/ou compreensão da linguagem, incluindo os modos falados e escritos da comunicação. A comunicação diz-se aumentativa quando complementa (não substituindo) outros modos de comunicação, tais como fala, gestos, vocalizações, expressões faciais; designa-se por alternativa quando emprega métodos, modos e estratégias alternativos.
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) inclui quatro componentes primárias: símbolos, produtos de apoio, técnicas e estratégias. Os símbolos gráficos são imagens que representam visualmente uma palavra ou conceito com o objetivo de clarificar e facilitar a sua compreensão. São usados por todas as pessoas no dia a dia (sinais de trânsito) e podem ser particularmente úteis, por exemplo, para pessoas que estão a aprender uma segunda língua, pessoas com dificuldades de memória, demência ou outra lesão cerebral, pessoas com dislexia, disartria ou dificuldades espaciais/temporais/organizacionais, pessoas com deficiências auditivas, pessoas com perturbações do espectro do autismo ou pessoas que não saibam ler. Os sistemas de símbolos podem ajudar na comunicação, promover a independência e a participação, desenvolver a literacia e a aprendizagem, e permitir o acesso a informação.
Durante a atividade o conto foi apresentado em símbolos ARASAAC e os alunos conseguiram acompanhar a fala com os símbolos.
No final foram construídas, em símbolos, frases sugeridas pelos alunos utilizando o site ARASSAC online.