A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948, no dia 10 de dezembro, há 76 anos.
Este documento delineia trinta direitos fundamentais que devem ser respeitados e protegidos em todo o mundo; são considerados universais e inalienáveis, o que significa que pertencem a cada pessoa, apenas por ser pessoa humana.
Os direitos humanos representam um conjunto essencial de princípios que asseguram a dignidade, a liberdade e a igualdade de todos os indivíduos, independentemente da sua origem, género ou características pessoais.
A “Exposição dos Direitos Humanos” com trabalhos de várias turmas, realizados em várias disciplinas em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, apela ao papel que cada um de nós pode desempenhar na defesa e promoção destes direitos, não descurando a ação / os exemplos de defensores dos direitos humanos.
Continuaremos a refletir sobre a construção de um mundo mais justo e igualitário, onde todos tenham a oportunidade de viver com dignidade e respeito.
A luta pela efetivação destes direitos na sociedade enfrenta diversos desafios, como a discriminação, a violência e a injustiça social. Não podemos “cruzar os braços”!