A árvore de Natal amarela

O Natal Amarelo 2025 foi um desafio (concurso) lançado às escolas da rede nacional Eco-Escolas de todos os graus de ensino.
Este desafio consistiu na construção de uma árvore de Natal: de cor amarela no seu conjunto; construída com embalagens Tetra Pak da Marca Compal, dando destaque da utilização destas; com materiais complementares como colas, tintas, arame, papel, garrafas plásticas, entre outros que valorizam a reutilização de materiais.
Teve como objetivos específicos: trabalhar o tema da economia circular, visando a redução do impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade dos recursos; promover a participação ativa dos alunos, famílias e comunidade local; usar a arte e a criatividade como estratégia de aprendizagem “hands on”; distinguir as embalagens Tetra Pak face a outros tipos de resíduos de embalagens (plástico, metal, vidro, papel/cartão); aprender e pôr em prática os passos corretos para preparar as embalagens antes da deposição no ecoponto amarelo (esvaziar e achatar); promover a correta separação das embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos), e informar sobre a correta deposição (no ecoponto amarelo, para aprender sobre as embalagens a dar-lhes nova vida, criando uma árvore de Natal com significado ambiental); e explorar o tema das embalagens de forma criativa, transformando resíduos em arte e construindo uma árvore de Natal que inspire atitudes sustentáveis.
De uma forma geral, esta atividade visou chamar a atenção das crianças, jovens e famílias, para a importância da separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, ação que permite a valorização do resíduo, contribuindo para uma economia circular.
O processo de construção, a escolha de estratégias e a recolha de materiais, foram um trabalho coletivo onde o envolvimento dos alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação foram fundamentais na concretização deste trabalho.
O empenho e a dedicação de todos envolvidos, principalmente dos alunos, foi notória levando ao alcance dos objetivos pretendidos.
A gratidão, o entusiasmo e o companheirismo foram sentidos com intensidade pela equipa do Projeto Eco-Escolas.
A Árvore de Natal Amarela encontra-se exposta no espaço verde exterior da Escola Básica Diogo Cão desde 15 de dezembro de 2025 e manter-se-á até à primeira semana de janeiro.

plugins premium WordPress