Agrupamento de Escolas Diogo Cão vai ao teatro

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Companhia Profissional de Teatro “Educa” apresentou duas peças teatrais – “O Príncipe Nabo” e “Ulisses- Regresso a Ítaca”, no dia vinte e nove de março, às turmas do 5.º e 6.º anos, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

Esta atividade, entre outros objetivos, pretende sensibilizar e motivar para a Educação Literária e contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico dos alunos, tornando-os cidadãos civicamente responsáveis.

Neste caso concreto, foram apresentadas duas obras que integram as Aprendizagens Essenciais definidas para o 2.º ciclo de escolaridade. Relativamente ao 5.º ano, os alunos assistiram à encenação da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, cujo intuito se prende com a importância dos valores essenciais à nossa vida. Aspetos como os nomes dos pretendentes da princesa e as situações constantes de pedido e de recusa da sua mão, bem como a presença singular do bobo, contribuíram fortemente para a construção humorística, que tão bem se refletiu nesta peça.

No que diz respeito ao 6.º ano de escolaridade, a encenação da obra “Ulisses” da ilustre Maria Alberta Menéres, uma referência literária dos nossos tempos, deu-nos a conhecer a história do regresso de Ulisses a casa, após dez anos de guerra com os troianos. Nesta viagem muitas peripécias aconteceram. Ele enfrenta ciclopes, é tentado por sereias, encontra a feiticeira Circe e a sua mãe, já morta, na ilha dos Infernos. Somente muitos anos depois, Ulisses chega a seu destino, onde enfrenta os pretendentes ao seu trono, exigindo a Penélope a escolha de um novo rei. Felizmente tudo acabou bem!

Os alunos participaram com empenho e interesse nesta atividade de enriquecimento pedagógico e cultural, proporcionando-lhes momentos de interação constante com os atores da companhia. O balanço que se faz é, indubitavelmente, positivo.

Agradece-se a todos os professores a dedicação e o empenho pelo acompanhamento dos quatrocentos e setenta e sete alunos, neste dia de Teatro.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão