No passado dia 12 de junho, os alunos do 4.º ano do nosso agrupamento participaram numa inesquecível visita de estudo à cidade de Chaves, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ao longo do dia, os alunos exploraram o património local, viveram experiências únicas e aprofundaram os seus conhecimentos de forma ativa e divertida.
Foi um dia repleto de experiências culturais, históricas, religiosas e sensoriais, que despertaram a curiosidade e o espírito de descoberta dos alunos.
A manhã começou com a visita ao Castelo de Chaves, onde percorreram os jardins exteriores, visitaram o museu e subiram, com segurança, a alguns patamares para observar a cidade de cima.
Em seguida, visitaram o Museu das Termas Romanas, onde conheceram a história das águas termais e a sua utilização no tempo dos romanos, através de vestígios arqueológicos bem conservados.
Depois, dirigiram-se à Igreja Matriz de Santa Maria Maior, um espaço de fé e reflexão, onde aprenderam sobre a simbologia cristã e a importância do silêncio e da espiritualidade.
Mais tarde, atravessaram a Ponte de Trajano, uma construção romana emblemática, onde observaram o rio Tâmega e aproveitaram para tirar fotografias, registando momentos especiais da visita. Observaram ainda as poldras, pedras tradicionais sobre o rio usadas como passagem.
Após esta manhã rica em descobertas, os alunos fizeram uma pausa no jardim e parque infantil, onde desfrutaram de um animado almoço-piquenique e momentos de convívio ao ar livre.
Durante a tarde, a visita prosseguiu nas Termas de Chaves – Buvette, onde os alunos tiveram a oportunidade de provar a água termal quente, conhecida pelas suas propriedades medicinais. Muitos ficaram surpreendidos com o sabor forte da água, mas participaram com entusiasmo nesta experiência diferente.
O ponto alto do dia foi a visita ao Aquanatur Palace, um moderno e inovador centro de interpretação das águas termais, que encantou todos com as suas múltiplas áreas de exploração: uma exposição permanente, com dois espaços diferenciados, repletos de instalações interativas e educativas; uma área digital, com projeções em 2D, animações em 3D, a divertida App do Quiz da Água, e os surpreendentes efeitos visuais da água a escorrer nas escadas, criando uma ilusão mágica e envolvente; um percurso sensorial, onde os alunos puderam pesar-se para descobrir a percentagem de água no corpo e experimentar diferentes cheiros da água e uma envolvente sala imersiva, onde assistiram a um filme 360º sobre a Água e Chaves, com projeção em todas as direções e efeitos físicos e sensoriais como vento, calor e vibração, que deram vida à narrativa de forma inesquecível.
A visita terminou com uma passagem pelo exterior do Forte de São Francisco, onde os alunos observaram a arquitetura histórica e refletiram sobre o papel da cidade na sua própria defesa ao longo dos séculos.
Foi um dia marcante, onde os alunos aprenderam de forma ativa, divertida e interdisciplinar, contactando com a história, a fé, a ciência e a tecnologia. Fortaleceram laços e viveram experiências que certamente ficarão na memória de todos