“A melhor forma de combater a intolerância e a insegurança linguísticas é através da aprendizagem de línguas e do entendimento intercultural.”
Antonio Miloshoski
O que é o Dia Europeu das Línguas?
O Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Esta data foi definida pelo Conselho da Europa, após a celebração do Ano Europeu das Línguas, em 2001. Em 2023, assinala-se o 22.º aniversário do Dia Europeu das Línguas, que é celebrado com eventos diversificados em todos os Estados-membros da União Europeia.
Os objetivos da celebração desta data estão relacionados, sobretudo, com a educação para a importância da aprendizagem de línguas, com a promoção da diversidade linguística e cultural na Europa e a sua valorização, e também com o incentivo à aprendizagem de línguas ao longo da vida e não exclusivamente em contexto escolar.
Por que motivo é celebrado o Dia Europeu das Línguas?
Segundo a página oficial do Dia Europeu das Línguas, a celebração deste dia é uma forma de reconhecer e valorizar o património linguístico da Europa. A verdade é que, neste continente, existem mais de 200 línguas diferentes! Além disso, celebrar o Dia Europeu das Línguas ganha ainda mais pertinência no contexto da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho, no qual o conhecimento de diferentes línguas estrangeiras (e não só do inglês) é cada vez mais valorizado.
É ainda importante sublinhar que, ao celebrar-se uma data como esta, chama-se também a atenção para a importância das línguas estrangeiras na aproximação entre pessoas de culturas e países diferentes, ultrapassando, assim, as diferenças culturais.