Campanha “UM GESTO POR UM SORRISO”

Nos dias 28 e 29 de outubro realizou-se, no Hipermercado Auchan, a habitual recolha de bens alimentares, promovida pelo Gabinete de Apoio do Agrupamento de Escolas Diogo Cão.
Próximos do Natal, festa da família por excelência, e mantendo o espírito da época, continuamos a querer marcar esta data de forma solidária, apoiando as famílias ao nível de bens essenciais não perecíveis, pelo que esta recolha permitirá dar resposta às várias famílias dos alunos do AEDC que se veem a braços com grandes carências alimentares.
Com o aumento do número de alunos, muitos oriundos de outros países, é notória a fragilidade económica das famílias que, chegadas a Portugal, procuram organizar as suas vidas garantindo aos seus educandos bens e condições essenciais para o seu bom desenvolvimento. Com o aumento do custo de vida, nomeadamente da habitação, luz, gás e água, as famílias têm manifestado muitas dificuldades para fazer face às despesas relacionadas com bens essenciais, pelo que estas campanhas são fundamentais para o apoio imediato de casos mais emergentes com os quais o agrupamento se depara.
Esta recolha contou com a colaboração de dois alunos estagiários de Serviço Social, um da UTAD e outra do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e ainda com sete alunos voluntários do AEDC. Estes estiveram devidamente identificados, disponibilizando sacos à entrada da superfície comercial e convidando todas as pessoas a aliarem-se a esta causa já conhecida.
A Assistente Social do GAA, que acompanha as famílias ao longo do ano, reconheceu que o balanço foi muito positivo: “Muitas foram as manifestações de agrado a esta iniciativa. A Comunidade continua, assim, a responder de forma solidária a este apelo para ajudar a população mais carenciada”. “Receámos que devido à inflação, houvesse um decréscimo das doações, no entanto o número de unidades recolhidas foi superior ao expectável”, acrescentou.
Fica, por isso, um enorme agradecimento a todos os que se envolveram nesta causa: organização, voluntários, comunidade em geral e, em particular, um agradecimento muito especial ao Hipermercado Auchan de Vila Real, na pessoa da Maria Lopes que representa o departamento de ação social desta superfície comercial pela colaboração e disponibilidade constantes.
Enaltece-se ainda o empenho, a dedicação e o constante apoio que sentimos no decorrer destes dias, por parte de todos os colaboradores desta superfície comercial, que foram incansáveis no apoio que nos proporcionaram.
Um bem-haja a todos e um enorme agradecimento.