Comemoração de “La Chandeleur”, na escola sede

Na passada sexta-feira, dia 2 de fevereiro, assinalou-se a “Chandeleur”, na escola sede.
A atividade foi organizada pelas docentes do grupo disciplinar de Francês, em parceria com os alunos das turmas do 9ºano, e consistiu na confeção e degustação de crepes e outras doçarias francesas.
“Temos de recuar até ao século V para compreender melhor esta tradição. Nessa altura, celebrava-se a apresentação de Jesus no templo. Esta festa cristã teve lugar exatamente 40 dias depois do Natal, a 2 de fevereiro. O Papa da época, Gelásio I, teve a ideia de organizar procissões de velas (daí o nome “Candelária “) para assinalar este acontecimento religioso. Diz-se também que Gelasius I decidiu oferecer panquecas aos peregrinos em Roma.
O consumo de panquecas no dia 2 de fevereiro tem, também, origem em festas pagãs. Nessa altura, a Candelária referia-se à fertilidade da terra. Os agricultores costumavam cozer panquecas com a farinha excedente do ano anterior. Com a sua forma redonda e cor dourada, as panquecas simbolizavam a luz, o sol e o regresso do bom tempo.”
Com esta atividade, os alunos participantes tiveram a oportunidade de dilatar os seus conhecimentos sobre o mundo francófono, em termos culturais, pois aprenderam o significado desta festividade, bem como a confecionar crepes. Para alguns, esta foi, inclusivamente, a primeira vez que puderam provar esta especialidade. Por outro lado, estes alunos desenvolveram competências ligadas ao trabalho de projeto e ao empreendedorismo, tais como o espírito crítico, a organização e o trabalho em equipa.

Podem aceder ao seguinte link para saberem mais. Clique aqui.

Grupo disciplinar de Francês