Congresso Jovem de Saúde

Alunos do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em conexão real com a comunidade, no Congresso Jovem de Saúde.
Numa época de transformações sem precedentes, na qual a fronteira entre o mundo físico e o virtual se esbate, ao ponto de se tornar praticamente impercetível para os mais jovens, os alunos do Clube Jovens Promotores de Saúde, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, procuraram alertar, através de dinâmicas simples, mas capazes de impactar consciências, os participantes de um Congresso no qual a saúde mental dos jovens era uma dimensão a privilegiar, para os aspetos negativos da utilização abusiva da Internet e das Redes Sociais.
A dinâmica mais marcante e que serviu como metáfora visual para ilustrar o poder da conexão real entre os jovens, foi uma teia recriada pelos alunos no palco, que os interligava através de um fio que fizeram passar de mão em mão, à medida que cada um emitia uma reflexão sobre a utilização da Internet.
Sem desmerecerem o aspeto positivo que a Internet trouxe para a vida de todos, sendo uma ferramenta promotora de saber, de emancipação intelectual e de colaboração global, os alunos procuraram mostrar que a mesma ferramenta que liberta, também pode aprisionar, quando utilizada sem restrições, ao ponto de se converter num fator de risco para o nosso bem-estar.
Os alunos empenharam-se bastante nesta atividade que uniu a criatividade à consciencialização social, uma vez que reforçou a importância de capacitar os jovens para uma cidadania digital consciente, responsável e segura e ainda a ideia de que a saúde resulta do somatório das inúmeras escolhas que cada um de nós faz no dia a dia, nem sempre fáceis, agradáveis ou inócuas.
Por fim, os alunos, de costas voltadas para o público, no sentido literal do termo, mas, no sentido figurado, como mensagem de rodapé para as imagens que passavam na tela, pelo facto de nelas terem inscrita a expressão “Conexão Real”, estimularam os participantes do Congresso a observar as atividades que, após as restrições na utilização dos telemóveis na escola, nela desenvolvem, e que muito contribuem para fortalecer os laços que os unem e que permitem que esta continue a ser um espaço de desenvolvimento equilibrado de todos.