No dia 2 de abril, no âmbito das Semanas de Leituras, assinalou-se, na Escola E.B 2,3 Diogo Cão, o Dia Internacional do livro infantil, com sessões na biblioteca envolvendo os alunos das turmas do 6ºB, 6ºO e 5ºM.
Assim, num primeiro momento, estes alunos puderam refletir sobre a importância da efeméride, cujo principal objetivo é o de promover a criação de hábitos de leitura no público mais jovem. Numa conversa descontraída, os alunos concluíram que a literatura, no geral, é uma ferramenta de aprendizagens, desperta sentimentos e emoções únicas, tendo ainda a vantagem de transmitir valores morais e éticos. Por outro lado, puderam perceber a razão da escolha desta data, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, pela sua vasta obra dedicada às crianças e cujo aniversário de nascimento se celebra a 2 de abril.
Num segundo momento, foi proposto aos alunos uma oficina criativa para a construção de um livro pop-up da turma, a partir de contos tradicionais de António Mota. Esta iniciativa vai ao encontro da ação TEIP nº 12, “Makerspaces Literários”, nomeadamente a proposta dos “Livros Saltitantes” e enquadra-se do Plano Cultural de Escola do AEDC.
Deste modo, em grupos de dois, os alunos trabalharam por etapas (leitura do conto; resumo/reescrita da história; desenho e pintura das ilustrações; pintura de páginas / cenário do livro e colagem das ilustrações) com bastante empenho e criatividade.
A finalização do livro (capa e últimas colagens) ficou à responsabilidade da equipa da biblioteca escolar que, finalizada a tarefa, irá expor os três livros num lugar de destaque, no seu espaço.
Esta atividade contou com a colaboração dos professores que acompanharam as turmas, Helena Peão da Costa, Alda Ferraz e André Ribeiro, elementos essenciais para que esta decorresse com sucesso, atingindo-se, plenamente, os objetivos pretendidos.