Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Assente na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, este dia procura alertar para as condições de má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Pretende-se ainda sensibilizar e mobilizar para a descoberta de soluções sustentáveis e saudáveis na produção de bens alimentares.
O tema deste ano é «Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores – não deixar ninguém para trás». Destaca a importância da diversidade, da nutrição, da acessibilidade, da segurança e da sustentabilidade dos alimentos, sensibilizando para o facto de que uma maior diversidade de alimentos nutritivos deve estar disponível para todos. (…)

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-alimentacao

 

A nossa escola promoveu um conjunto de iniciativas educativas e de sensibilização, no âmbito desta temática: foi abordada a questão da alimentação saudável, do desperdício alimentar e da importância de se saber comer “de forma saudável” e “sustentável”, pela Equipa da Saúde Escolar; apresentação do Manifesto da Alimentação Saudável e Sustentável do Agrupamento Diogo Cão, a cargo de um grupo de alunos do 9.º C – “Jovens Promotores de Saúde”; lanches saudáveis; exposição de trabalhos realizados pelos alunos, no polivalente; exposição de livros sobre na Biblioteca Escolar, realização da atividade “Tabuleiro da Alimentação Saudável”, pelos alunos Projeto FICO na ESCOLA,  que foram convidados a pintar os alimentos que considerassem saudáveis, no tabuleiro, ilustrando-o da melhor forma. Estes “tabuleiros” serão plastificados e colocados na cantina da Escola Sede, para lembrar às crianças a necessidade de se comer bem e de não haver desperdício alimentar, entre outras ações.

A escola mostrou, uma vez mais, o seu empenho na educação alimentar e na promoção de uma vida saudável entre os mais jovens.