Encontro com o escritor Alexandre Parafita, no AEDC

No dia 23 de abril, no âmbito das Semanas de Leituras, assinalou-se, na Biblioteca Escolar da EB2,3 Diogo Cão, o Dia Mundial do Livro, com a presença do escritor Alexandre Parafita.
Em duas sessões muito animadas, os alunos das turmas do 6ºA, 6ºH, 6ºN, 6ºO, puderam conhecer melhor a vida e obra deste escritor e etnógrafo transmontano, com vasta obra sobre o património e a tradição oral portuguesa, bem como no domínio da literatura infanto-juvenil.
Os alunos colocaram muitas e pertinentes questões, alusivas ao processo de escrita, nomeadamente sobre as motivações e as fontes de inspiração do autor, mas também a propósito da sua infância, do hábito de ouvir histórias antigas e da forma como isso influenciou o seu percurso, sobretudo a sua paixão pela etnografia. Também questionaram sobre a formação e a vida profissional do autor de obras como “Histórias de Natal Contadas em Verso”, “As três touquinhas brancas”, “Branca Flor, o Príncipe e o Demónio”, “A mala vazia”, “Diabos, diabritos e outros mafarricos”, “Contos de animais com manhas de gente”, “Histórias a rimar para ler e brincar” (…), descobrindo que, para além de escritor e professor universitário, também foi professor do primeiro ciclo, no início da sua carreira e, depois, jornalista e investigador, durante quase vinte anos. A todas as perguntas, o professor Alexandre Parafita respondeu, com bastante entusiasmo, sendo que, pelo meio das sessões, ainda presenteou alunos e professores com a leitura/declamação de alguns dos seus textos.
No dia em que se celebram os escritores, a leitura e os livros “cuja grande missão é salvar a humanidade”, como bem salientou Alexandre Parafita, foi um privilégio, para todos, poder receber e ouvir tão grande mestre.

 
 

 

 

plugins premium WordPress