ERASMUS+ | Agrupamento de Escolas Diogo Cão | IES Las Sabinas de El Bonillo, Albacete, Espanha

A semana de 15 a 19 de Abril termina com o sentimento de dever cumprido. Findamos mais uma mobilidade ERASMUS+ de coração cheio não só porque o propósito do projeto foi cumprido, mas também por um conjunto de outras circunstâncias que nos deixam efetivamente satisfeitos com a forma como decorreram todos estes dias.
Termina assim uma semana repleta de emoções e experiências, num intercâmbio entre professores e alunos do *Agrupamento de Escolas Diogo Cão* , Vila Real e a *IES Las Sabinas de El Bonillo, Albacete, Espanha* .
Um agradecimento aos professores *Juan Pérez e Míriam Garví* * que vieram cumprir o job shadowing no nosso agrupamento e à professora *Esperanza Mateo* que acompanhou os alunos. Aos três, imensa gratidão pela vossa amizade, simpatia e colaboração.
Nesta semana tivemos oportunidade de mostrar um pouco da nossa escola, da nossa região e da nossa cultura. Os nossos convidados, professores e alunos puderam conhecer a gastronomia, a cultura, a arte, práticas pedagógicas escolares e demais recursos e respostas existentes no nosso Agrupamento.
Em jeito de balanço, não poderíamos terminar sem agradecer a todos os que contribuíram para que esta mobilidade ficasse na memória de quem recebemos.
Deste modo, gostaríamos de deixar um agradecimento e reconhecimento especial a um conjunto de instituições e pessoas que tornaram toda esta semana inesquecível:
– Ao *Município de Vila Real,* na pessoa do seu vice presidente, *Dr. Alexandre Favaios* pela receção de todo o grupo no salão nobre do município e pela constante disponibilidade em colaborar nestas iniciativas;
– À *Dra. Mafalda Vaz de Carvalho* pela constante disponibilidade e colaboração em nos receber, desta vez no Ponto Têxtil e no Centro de Ciência. Ainda no seguimento deste agradecimento, alargar o mesmo às *técnicas Anabela (Ponto Têxtil) e Sílvia (Centro de Ciência)* pelas visitas guiadas que nos proporcionaram. Gratos pela vossa simpatia, entrega, disponibilidade e profissionalismo. Esperamos que o espírito da sustentabilidade ambiental siga além-fronteiras;
– Ao *Museu de Numismática e ao Museu de Vila Velha* , na pessoa da *Dra. Ana Rita Melo* pela constante disponibilidade e ao *Dr. Bruno Almeida* pelas visitas guiadas em ambos os espaços que muito deixaram os alunos curiosos e interessados na sua forma de conduzir as visitas. Foi um privilégio comemorar convosco o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios/2024 ;
– À *Associação Diogo Cão* , na pessoa do seu presidente, *Dr. Marco Magalhães* , pela disponibilidade e apoio constante;
– À *Rozès* , empresa com uma história secular ligada ao Douro, na pessoa do seu diretor de produção *Eng.º Luciano Madureira* que é sempre incansável no bem receber e na passagem de uma história única da nossa região;
– À *Casa do Brincar* por nos ter proporcionado verdadeiros momentos de acalmia e relaxamento aquando da visita às *Salas Snoezelen. Professora Cidália* , uma vez mais manifestamos a nossa gratidão pelo trabalho que desenvolve e pela simplicidade e tranquilidade com que nos brindou neste momento único;
-Ao *Clube de Robótica* e projeto *Fico na Escola* pelas práticas pedagógicas partilhadas;
-Aos *Alunos, Professores e Técnicos Superiores do Agrupamento de Escolas Diogo Cão* , que trabalharam de forma exemplar na preparação e execução destes momentos de trabalho e aprendizagem.
Um agradecimento especial aos *alunos inscritos no programa ERASMUS+* do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, pela forma excecional e entusiasta com que vivenciaram esta experiência, acolhendo no nosso Agrupamento os alunos do IES Las Sabinas de El Bonillo, Albacete. Um agradecimento especial às famílias dos alunos que tão bem os acolheram.
*Aos alunos de Albacete* pela simpatia, sentido de responsabilidade, empatia, boa disposição e muita animação que trouxeram na sua bagagem. Fica em nós um pouco de vós!
Finalmente à *Direção do Agrupamento de Escolas Diogo Cão* , na pessoa do seu Diretor, *Professor Armando Félix* por valorizar este projeto como uma alavanca muito importante para a a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos.