Escola das Flores inaugura Biblioteca Sensorial

No dia 20 de maio, na Escola EB1 Vila Real n.º6, Flores, inaugurou-se a 1.ª Biblioteca Sensorial do Agrupamento de Escolas Diogo Cão. No evento estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Armando Félix, a adjunta da Direção Júlia Loureiro, o Vereador da Educação, Alexandre Favaios, a Técnica da Divisão de Educação, Desporto e Juventude do município, Isabel Teixeira, o Bibliotecário do Centro Escolar do Bairro, Nelson Carneiro e a Coordenadora do Estabelecimento, a Educadora Isabel Rego de Barros. Estiveram, ainda, presentes vários professores, encarregados de educação, auxiliares educativos e outros convidados que quiseram estar presentes neste momento singular. As crianças, que não podiam faltar, deram o espaço como aberto, cortando o cordão que, simbolicamente, o fechava. Este é um espaço projetado para proporcionar uma experiência de leitura e aprendizagem relaxante e inclusiva, permitindo explorar formas alternativas de comunicação e perceção do mundo.
Para esta concretização muitos encarregados de educação contribuíram com materiais e trabalho despendido nas suas horas vagas.
O espaço está equipado com recursos e materiais adaptados para atender a diversas formas de perceção e interação com o ambiente e os conteúdos a trabalhar. Ter uma Biblioteca Sensorial significa promover a inclusão e garantir que todos, independentemente de suas habilidades sensoriais ou motoras, tenham acesso ao conhecimento e à cultura de forma equitativa. Outro fator a realçar é que muitos dos objetos decorativos e pedagógicos foram reutilizados com criatividade, foi possível a sua elaboração. Neste seguimento, houve também a preocupação com o impacto ambiental, sensibilizando assim os alunos para uma educação ambiental. Alguns materiais do espaço: materiais tácteis, como livros com texturas variadas e objetos tridimensionais que ajudam os leitores a explorar o conteúdo através do toque; recursos auditivos com dispositivos de amplificação de som; elementos visuais adaptados, como livros com letras grandes, contraste de cores para pessoas com baixa visão ou com dificuldade de perceção visual. Este espaço sensorialmente calmante, oferece um ambiente tranquilo para a leitura, o estudo e para os jogos lúdicos/pedagógicos.