Escola Diogo Cão – “Um Gesto por um Sorriso” + Cidadania: a solidariedade começa AQUI!

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão, enquanto entidade promotora dos princípios de igualdade e de cidadania responsável, assume-se, cada vez mais, como escola solidária.
Ao longo do ano são realizadas várias atividades inseridas na ação (+) Cidadania, desenvolvidas no âmbito da solidariedade e da promoção dos valores de partilha e igualdade, as quais são planificadas e logisticamente organizadas pela Assistente Social do AEDC.
Com o aproximar da época natalícia, estas atividades multiplicam-se nas diferentes escolas do Agrupamento, bem como em alguns estabelecimentos comerciais que se juntam a esta causa. Este ano contamos com a colaboração e solidariedade dos hipermercados Auchan, Intermarché e Pingo Doce que disponibilizaram os seus espaços para a recolha de bens alimentares. Desta iniciativa resultaram 148 cabazes de bens alimentares, que foram entregues, entre os dias 20 e 22 de dezembro na escola sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão.
Como não há Natal sem magia e, como quando queremos conseguimos ir “mais além”, este ano, todas as famílias que receberam os cabazes levaram “no sapatinho” um presente para cada criança da casa, gentilmente oferecidos pelos inúmeros voluntários que, solidariamente, se juntaram a esta causa, entre os quais, os três estagiários de Serviço Social que, este ano, o AEDC recebe.
A equipa do GAA confrontada com a realidade das famílias que chegaram nestes últimos meses a Vila Real, por estarem a passar por muitas fragilidades do ponto de vista económico e social, disponibilizou-se a angariar outros bens para equipar os lares destas famílias, tornando-os assim mais acolhedores e confortáveis.
As manifestações de gratidão e reconhecimento por todos estes gestos de solidariedade que o nosso agrupamento tem vindo a desenvolver ao longo do ano, mas que nesta época tem maior visibilidade e impacto, foram extraordinárias.
“O empenho é de todos e as ações solidárias fazem parte da filosofia da escola”,
referiu o Diretor Armando Félix, sublinhando, ainda, “que, nas escolas, estas ações não têm época, nem prazo de validade. Acontecem durante todo o ano”.
Mais uma vez, o AEDC vestiu-se de amor, empatia, respeito e cidadania.

AEDC