No passado dia 17 de janeiro, a Escola JI/EB nº 3 de Vila Real (Corgo) foi distinguida com o Diploma de Excelência, no Seminário Nacional Eco-Escolas, que decorreu em Torres Novas.
Esta certificação deve-se à avaliação externa do Programa Eco-Escolas, realizada no passado mês de novembro pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), em articulação com a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), onde a Escola obteve a classificação final de 91,25%.
O Programa Eco-Escolas culmina, anualmente, na atribuição da Bandeira Verde, que constitui um galardão de qualidade do trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da sustentabilidade. Tal como acontece em mais de 70 países da FEE – Foundation for Evironmental Education, onde decorre o Programa Eco-Schools, a qualidade do mesmo é periodicamente aferida no terreno por forma a, não só validar a atribuição do galardão, como também identificar eventuais aspetos a melhorar e, ainda, reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido nas Eco-Escolas.
Das 194 escolas visitadas a nível nacional, 40 obtiveram o Diploma de Excelência, sendo três da Região Norte.
A cerimónia de entrega dos Diplomas contou com a presença de uma delegação de professores – coordenadores do Programa de Vila Real e representantes da Autarquia.
Foi com enorme orgulho e satisfação que a coordenadora do Programa Eco-Escolas, a professora Dulcídia Cruz, em representação da Escola do Corgo, recebeu o Diploma de Excelência relativo ao ano letivo 2023/2024.