ESTENDAL DA POESIA NA ESCOLA

Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo de Português do 2.º ciclo celebrou o Dia Mundial da Poesia (a data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999) e a chegada da primavera com a atividade “Estendal de Poesia”.
O estendal de poesia é uma forma única de expressão artística que combina literatura, arte visual e interação com o público.
Trata-se de um verdadeiro estendal, com fio, molas e roupa. A diferença é que este estendal, “Poético”, não teve roupa a secar, mas sim poesia no ar!
O desafio foi lançado a todas as turmas do 2.º ciclo que participaram com um poeta/escritor, desenhando peças de vestuário em cartolina, nas quais escreveram os poemas pesquisados e selecionados. Seguidamente, decoraram cada peça de roupa dando asas à sua imaginação e criatividade.
Ao longo dos corredores exteriores da escola, foram estendidas “as peças de roupa poéticas”, o que resultou num maravilhoso arco-íris que invocou a primavera.
Esta atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos para a leitura e escrita da poesia, desenvolvendo a autonomia e a reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada aluno.
Para além da referida atividade também foram expostos, no Polivalente da escola, trabalhos sobre a atividade “Calça-me uma história”, onde os alunos com base na leitura de histórias, contos, … reproduziram cenas do livro lido.
Estas atividades são consideradas ferramentas poderosas para promover a apreciação literária e a expressão criativa dos alunos, cultivando valores como sensibilidade, empatia, imaginação e valorizando a arte e a cultura.
Parabéns a todos e a todas pelo empenho!