“ESTÓRIAS QUE CONTAM” EM VILA SECA / EB1 N.º2 DE VILA REAL

No dia 15 de outubro, na Escola Básica de Vila Seca (JI e 1.º CEB) Vila Real, Agrupamento de Escolas Diogo Cão, particularmente na turma do Jardim de Infância e do 1.º e 2.º anos, do 1.º Ciclo, realizou-se mais uma atividade das “Estória que Contam”, com a colaboração da Educadora Gina e os professores Hermínia Carvalho, Raúl Marques, Eduarda e a Coordenadora do 1.º Ciclo Maria Agostinha Matos.

Esta atividade, insere-se no Projeto PAA “Arte & Cultura, num abraço à Leitura”. O livro de contos infanto-juvenil, “Estórias que Contam”, com ilustração de todos as histórias, foi apresentado com o livro digital, físico e com as personagens em cartão para motivação e exploração das histórias pelas crianças. Este projeto assenta num trabalho de todos os professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, tem a parceria da autora do livro, e assenta num trabalho colaborativo entre todos os agentes envolvidos. A Biblioteca em ligação direta com a Escola de Vila Seca tem a intermediação do   Bibliotecário Nelson Carneiro.

No dia 16 de outubro foi a vez de realizar a atividade na Escola EB1 N.º 2 Vila Real (Bairro de S. Vicente de Paula) acompanhada pelas professoras Mª João Machado, Mª Dores Gil, professora Helena de Inglês e com os alunos do 3.º ano.

As crianças realizaram a atividade com o livro “Estórias que Contam”, que tem como principal objetivo o serviço educativo/pedagógico/lúdico em locais para o efeito como as bibliotecas escolares, as salas de aula ou outras de carater idêntico. Os alunos expressaram a sua criatividade, a partir das “Estórias” contadas e visualizadas. A motivação e inspiração das personagens das “Estórias” que se apresentam em cartão, foi motivo para a criação de desenhos com os riscadores. Os alunos participaram, pondo em prática a interdisciplinaridade da literacia da leitura, da construção e elaboração de técnicas das artes visuais e de expressão plástica, da cognição, com a compreensão das “Estórias”. Durante a atividade, as crianças foram participativas com a dinamizadora da atividade, a professora Isaura Sousa. A atividade contribui, ainda, para o desenvolvimento de várias competências da aprendizagem, não esquecendo nunca a parte lúdica como recurso didático, possibilitando uma participação ativa do aluno na elaboração de conhecimentos, permitindo a o desenvolvimento da curiosidade e idealização das crianças.