Eu, no lugar do outro – projeto “o Bom Cidadão”

Estaremos nós suficientemente atentos ao que se passa à nossa volta? Sabemos como agir perante a deficiência, por exemplo, para ajudar uma pessoa cega ou em cadeira de rodas a atravessar uma passadeira?
Com o objetivo de sensibilizar os alunos para as dificuldades de pessoas com limitações e apelar ao respeito pelo outro, os alunos do 6ºC, participaram em duas atividades enquadradas no projeto “O Bom Cidadão” – “Eu, no lugar do outro”, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Assim, no dia 4 de maio, os alunos do 6ºC realizaram a atividade “Pintar com a boca”, que contou com a colaboração do professor de EV, Orlando Carvalho, e da psicóloga do nosso GAA, Beatriz Pires.
Desta forma, os alunos homenagearam os pintores representados pela Associação de Artistas Pintores com a Boca e o Pé (APBP –  https://apbp-portugal.com/).
Também no dia 10 de maio, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, a turma recebeu a visita do professor de Educação Especial ligada à visão, Hugo Santos, acompanhado do aluno de 9º A, Diogo Santos.
O professor Hugo Santos esclareceu os alunos sobre o que é ser tecnicamente cego, desmistificando alguns conceitos, e deu a conhecer o código Braille, permitindo aos alunos manipular manuais com esta escrita.
O aluno Diogo deu o seu testemunho, falando sobre a sua experiência pessoal, também no que diz respeito à prática desportiva.
A visita culminou com a descodificação de uma mensagem em Braille.
Ambas as experiências foram muito enriquecedoras, permitindo que os alunos refletissem sobre as questões colocadas inicialmente.
É bom estarmos disponíveis para ajudar, mas devemos perguntar sempre à pessoa, em primeiro, se quer ajuda. Não devemos simplesmente ampará-la sem antes a abordar, pois há pessoas que não querem ajuda, talvez por ser uma invasão do seu espaço ou por se sentirem autossuficientes.
Ajudar, sim, mas respeitando sempre a vontade do outro.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão