Final Nacional do “CanSat Júnior” 2024 | Prémio Trabalho de Grupo

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão, no âmbito do Clube de Robótica, participou no evento final do concurso “CanSat Júnior”, realizado em Bragança, nos dias 21 e 22 de junho.
O CanSat Júnior é uma competição escolar, sobre conhecimento científico e trabalho em equipa, criada pela Ciência Viva/Esero Portugal, e foi concebida com o objetivo de motivar os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico a participar numa missão espacial “real”, em pequena escala, ao longo do ano letivo.
No projeto estiveram envolvidas duas equipas constituídas pelos seguintes elementos: “Bytebots” – Aurora Pereira, José Costa, Rodrigo Oliveira, Tiago Correia e Sara Botelho (7.º A) e “Missão Celeste” – Maria João Lordelo, Miguel Navio (7.º B); Esther Silva (8.ºD) e Gabriel Ferreira (8.º C).
Nesta missão, as equipas participantes foram desafiadas a construir um pequeno satélite, do tamanho de uma lata de refrigerante, equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores (temperatura e pressão atmosférica) e programá-lo de forma a transmitir ambos os parâmetros por telemetria para a estação terrestre.
A final contou com a participação de 13 equipas, oriundas de várias regiões de Portugal, que tiveram de lançar os seus microssatélites, a partir de um drone, a 100m de altura, e de apresentar os resultados do seu trabalho perante o júri da competição.
A equipa Bytebots foi premiada com a atribuição do prémio “Trabalho de Grupo” e foram recompensados com um batismo de voo oferecido pela Lusofly Academy.
As duas equipas tiveram uma participação de excelência e souberam representar ao mais alto nível o Agrupamento de Escolas Diogo Cão.
Parabéns a toda a equipa!