Homenagear Camões no seu V Centenário

No âmbito do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões, as bibliotecas escolares do AEDC têm vindo a dinamizar várias atividades na homenagem ao nosso grande poeta.
Na EB 2,3 Diogo Cão, celebrou-se Camões com duas exposições temáticas, preparadas pela equipa da BE, auxiliada pela coordenadora de PLNM, Isabel Cipriano. Uma na biblioteca escolar, da qual constam os trabalhos dos alunos da turma do 5º A, que, com a professora de Educação Visual, Isaura Sousa, foram convidados a “Pintar Camões”, no âmbito do projeto “Arte & Cultura, num abraço à Leitura”. Outra, no polivalente da escola, enriquecida com os trabalhos resultantes do concurso “Pintar Camões: do real ao mitológico”, realizados pelos alunos do 9º ano, em articulação com os docentes de Educação Visual, Ângelo Silva e Paulo Falcão. Os alunos destas turmas foram, ainda, os leitores de poesia camoniana, no dia 23 de janeiro, em vários espaços escolares (CAA, Direção, Secretaria, GAA, cozinha…), tendo, ainda, lido para a comunidade educativa, no polivalente da escola. Os alunos do 9º ano terão, ainda a oportunidade de participar, no final deste período, num EscapeRoom, criado pela professora da disciplina de TIC, Bernardete Teixeira.
 Ainda no âmbito do projeto “Na pista de Camões”, os meninos do “Fico na Escola” (que pintaram um lindíssimo quadro, em vidro, com o retrato do poeta) encontram-se a criar um jogo de robótica em suporte físico, a propósito da sua vida e obra.
No Centro Escolar de Árvores os meninos/alunos leram/declamaram alguns sonetos de Camões, em língua portuguesa, mas também em inglês e em língua gestual portuguesa, com a colaboração dos professores titulares de turma, da professora de Inglês e a professora do CAA de língua gestual e de alguns encarregados de educação. Todas as turmas participaram de forma empenhada, numa iniciativa que contou, ainda, com a presença de elementos do Município de Vila Real, da respetiva Junta de Freguesia e da PSP-Escola Segura.  Na biblioteca escolar deste centro escolar está patente uma exposição com os trabalhos feitos pelos alunos (retratos de Camões) que elaboraram, também, as golas e as coroas usadas na leitura/declamação de poesia camoniana. Neste momento, os meninos encontram-se, também, a criar um jogo de robótica sobre a vida do poeta. De referir que na semana de 13 a 17 de janeiro, as oito turmas do primeiro ciclo realizaram atividades na biblioteca, onde trabalharam a vida e obra de Luís Vaz de Camões. Foi lido e explorado o livro “Camões: as aventuras e desventuras de um poeta épico”. Na abertura das sessões de trabalho foram ouvidos alguns fados da Amália que cantou os sonetos de Camões.
Na EB nº 2, a turma do 4ºC leu, para os colegas e professores das turmas 4ºA e 4ºB, excertos do livro “O bando das cavernas: Camões, poeta e herói” e o soneto “O dia em que nasci”. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de ver um filme sobre a biografia de Camões e outro quanto à contextualização da data provável do nascimento do poeta.
Ao longo do 2º e do 3ºperíodos, outras atividades decorrerão, à volta dos 500 anos do grande poeta, como, por exemplo, uma exposição itinerante do Instituto Camões, gentilmente cedida pela biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro, que percorrerá as três bibliotecas do AEDC, no mês de março.
As bibliotecas escolares do AEDC agradecem a todos os que, de uma forma ou de outra, têm vindo a contribuir para o sucesso das atividades realizadas.