Janeiro: o mês para sentir o braille

O mês de janeiro foi dedicado à celebração do braille, um sistema de leitura e escrita que vai muito além dos pontos em relevo, a  verdadeira ponte para o conhecimento, para a autonomia e a inclusão das pessoas cegas.
Ao longo do mês, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o braille, não apenas nas turmas de alunos com deficiência visual, mas também em muitas outras, onde os professores demonstraram interesse, sensibilidade e abertura, acolhendo estas iniciativas nas suas salas de aula. Cada porta que se abriu permitiu que a magia acontecesse: tocar, experimentar, questionar e descobrir.
Foi profundamente motivante assistir ao envolvimento dos alunos. Todos  participaram com entusiasmo, curiosidade e alegria e revelaram  um interesse genuíno por algo que, para muitos, era totalmente novo. Conseguimos despertar o gosto pela descoberta, plantar a sementinha da curiosidade e criar ligações significativas com o braille, tornando-o próximo, acessível e fascinante.
Este mês foi, sem dúvida, marcado por aprendizagens partilhadas, experiências sensoriais e momentos que reforçaram a importância de uma escola mais inclusiva, onde todos aprendem com todos.
Porque sentir o braille é também aprender a ver o mundo de outra forma.
plugins premium WordPress